Oficinas do SOLAR

Hoje estão oficialmente abertas as inscrições para as oficinas do Ponto de Cultura Solar Boa Vista! Serão 16 oficinas em diversas áreas e ainda a criação de um núcleo de formação de atores com qualificação intensa. Haverá oficinas nos três turnos, movimentando o Parque Solar Boa Vista, e ao final delas, será montado um espetáculo, com direção de Fernando Guerreio, com a participação de algumas oficinas e a edição de uma pesquisa sobre o Engenho Velho de Brotas.

As oficinas são: Artes Visuais, Circo, Gestão Cultural, Produção Cultural, Comunicação, Design, Pesquisa e Memória, Direção Cênica, Cenografia , Criação de Figurino, Confecção de Figurino, Maquiagem Cênica, Criação de Trilha Sonora, Criação de Texto para teatro, Iluminação cênica , Vídeo.

As inscrições deverão ser feitas no teatro, através do preenchimento de um formulário (lembre de trazer uma 3×4, e se você for se inscrever para o Núcleo de Formação de Atores, um curriculo), entre os dias 7 e 21 de junho, das 10h às 19h.

Anúncios

59 comentários sobre “Oficinas do SOLAR

  1. Pingback: Cidade do Saber» Arquivo do Blog » Inscrições Abertas para Oficinas no Solar Boa Vista

    • A princípio, cada pessoa deve se inscrever para apenas uma oficina. Caso haja interesse em mais de uma, na ficha de inscrição, você deve fazer uma justificativa, que será avaliada pela coordenação.

    • É tudo fruto de muito suor, dedicação, olheiras, sorrisos e lágrimas. Contamos com a sua colaboração para que continuemos a jornada, que está apenas começando.

  2. chico fico indignada como fotografa de ver a fotografia sempre ser tratada como um módulo, sendo ela arte hoje que mais dá retorno financeiro nos espetáculos teatrais e afins

  3. desculpa mas deixo aqui registrada a minha indignação como fotografa de ver a fotografia ser apenas tratada como um modulo e não como uma linguagem, tão essencial aos palcos.

    • Fabiane, Ingred e Fábio.

      Gostaríamos antes de agradecer por estarem colaborando conosco na construção de políticas verdadeiramente públicas para a cultura e para as artes. O caminho é longo, mas acreditamos que estamos dando os primeiros passos, e tem sido bem largos.

      Ao longo dos três últimos anos, o SOLAR tem sido profundamente transformado. Está deixando de ser completamente obsoleto e esquecido, como o foi por mais de uma década, e se tornando um espaço cultural vasta e diversificadamente ocupado por uma programação intensa que contempla desde atividades de sensibilização artística, formação de platéias e qualificação técnica, a espaços para produção, fruição e apresentações/exibições culturais.

      O Ponto de Cultura é apenas uma das ações desenvolvidas no SOLAR. Para montarmos a grade de Oficinas do Ponto de Cultura, levamos em consideração as demandas e as propostas que nos eram apresentadas pela comunidade, pelos artistas, grupos e instituição que se aproximavam do SOLAR no intuito de contribuir com a sua transformação e reinserção no circuito cultural da cidade.

      Longe de nós, meros operários da cultura, querermos deixar de lado qualquer linguagem / expressão artística. No entanto, para atendermos com qualidade a uma maior diversidade, precisamos ser estrategistas. Não conseguimos, por exemplo, contemplar oficina de percussão, mas temos parceria com pelos 4 instituições que atuam na região oferecendo atividades percussivas.

      No caso da Fotografia temos um importante diálogo e parceria com a Fundação Pierre Verger, que além de ser uma indiscutível referência para essa arte, oferece oficinas gratuitas de Fotografia, com todo o know how que possui e ainda incluindo a técnica pin-hole, para o mesmo público que atendemos. Além disso, temos previsto para o segundo semestre a realização de uma oficina de fotografia, organizada pelo Núcleo de Formação da FUNCEB.

      Estamos ainda homenageando o também fotógrafo Silvio Robatto, que dá nome a nossa sala principal de apresentações e está com obras expostas nos espaços de circulação do SOLAR.

      Estamos à disposição, meus caros, tanto para os esclarecimentos que se fizerem necessários, bem como para o recebimento e avaliação de propostas de valorização da Fotografia que possam ser desenvolvidas no Solar.

      A propósito, vem ai o A gosto da Fotografia, vamos construir uma ação juntos, em parceria? Aguardamos o contato de vocês.

  4. Olá !!!
    Parabéns pelo trabalho.
    Posso pedir para minha mãe realizar a inscrição para mim. Ela vai levar a minha foto e documentação. É que trabalho e não vou poder passar para pegar a ficha.
    Obrigada e mais uma vez parabéns.

    • Oi, Milena. Ficamos gratos! Então, a ficha de inscrição possui informações pessoais. Então, é interessante que você mesma realize a sua inscrição.
      O SOLAR espera por você!

    • Oi, Mari. Núcleo de Formação de Atores é voltado para a qualificação de atores. Sejam estes profissionais ou amadores. Será realizada uma seleção, onde será levada em consideração não apenas experiência, mas também talento. Inscreva-se e participe da seleção. O SOLAR espera por VOCÊ!

  5. A oficina de atores leigos como eu podem participar eu queria apreder a cantar gosto muito sei que é um dom mas se sermos esforcados adquirimos esse dom tamb.e tendo Manuela Rodrigues como instrutora é bom d+ .

    • Oi, Thatiana. O Núcleo de Formação de Atores é voltado para a qualificação de atores. Sejam estes profissionais ou amadores. Será realizada uma seleção, onde será levada em consideração não apenas experiência, mas também talento. Com relação a Canto, temos um dos grupos incubados que é um grupo vocal performático, o Vozes do Engenho, que tem Marcelo Jardim como educador-referência. Quem sabe um contato com esse grupo também não seja interessante pra você? Eles estão no SOLAR nas terças e quintas, das 14 às 18h. Apareça. O SOLAR espera por VOCÊ!

  6. E a Dança? Em 2003 fiz excelentes aulas com o Prof. Denílson José neste espaço através do Projeto Viver com Arte. Não sei atualmente se ele está lecionando em outro lugar, mas fiquei incomodada de não ver a Dança representada neste belo projeto.
    Fica o toque para a próxima edição que certamente virá.
    Grata,
    Flaviana Sampaio

    • Oh, Flaviana, não se incomode não criatura, que a dança está contemplada pelo projeto sim! Dois dos nossos grupos incubados são de dança: um de Dança Afro – a Cia de Dança Rumpilé do Engenho, e outro de Dança Contemporânea / Performance – o Coletivo Construções Compartilhadas. Ainda tem a preparação corporal dos atores do NUFA (Núcleo de Formação de Atores) – é corpo, é movimento, é expressão, com certeza, é dança!!!

      Durante os 4 meses de incubação esses grupos estarão não apenas desenvolvendo seus processos criativos, se qualificando, captando recursos, mas também compartilhando conhecimentos e práticas das ações denominadas de SOLAR Invade, workshops, etc.

      Como havia uma demanda muito maior por Teatro e recebemos um projeto para essa linguagem que casava com as propostas do SOLAR, dessa vez, surgiu o NUFA. A FUNCEB tem uma Escola de Dança, que é insiscutivelmente excelente no que faz. Já estamos dialogando para 2011 a implantação de um Núcleo no SOLAR. Quem sabe, daqui até lá outros projetos / propostas não surgem? E porque não haver uma proposta sua?

      Estamos em 2010 (7 anos depois) e sentimos falta de você perto da gente, não apenas para participar de oficinas, acompanhar a nossa programação, que está bem intensa, mas também para propor apresentações, atividades e melhor construir este espaço cultural.

      O SOLAR espera por VOCÊ!

  7. Oi Chico, pois é. Só me dei conta dos 7 anos após seu comentário, rs
    Eu moro no Tancredo Neves. Na época que fiz aulas aí, eu tinha mais tempo disponível. Mas fiquei feliz em saber que existem esses dois grupos. Só conheço o segundo (Coletivo). Mas torço para q no próx ano seja oferecida aulas de Dança, além da preparação corporal ou grupos residentes. Enfim, acho que nos entendemos, rs
    Sou egressa da Escola de Dança da Funceb. Vivi lá de 1995 a 2002. Acho super interessante este convênio que vocês estão tentando.
    Fico na torcida para que este espaço se fortaleça cada vez mais.
    Forte abraço e parabéns pelos esforços,
    Flaviana

  8. Muito boa a proposta do Ponto de Cultura! A Bahia precisa de mais programas de inserção artística!
    E quanto as oficinas, participarei! Apesar da enorme vontade me impulsionar p/ Produção cultural, infelizmente não poderei fazer pelo conflito de horários, mas me jogarei no NUFA e Comunicação!!
    Obrigada!
    Juliete Nascimento

    • Oi, Juliete. Agradecemos a sua mensagem. Esperamos estar de fato contribuindo com potencialização da arte baiana. Em breve, estaremos postando novidades sobre a seleção para o NUFA. Fique atenta. O SOLAR espera por VOCÊ!

  9. Chico e equipe Solar,
    Estou muito feliz em ver que estamos conquistando mais espaço e crescendo a cada dia!!
    Parabéns a toda equipe e pelo tarbalho árduo e lindo que você vem fazendo.

    Abração,
    Rosiris

    • Oi, Rosiris. Obrigado pela motivação. O trabalho realmente é árduo e a beleza dele depende justamente dos parceiros, colaboradores. Apareça. O SOLAR espera por VOCÊ!

  10. Oi Chico, boa tarde! A oficina de Iluminação Cênica só será ministrada pela manhã mesmo? Tenho muitoo interesse nesse projeto e não tenho disponibilidade nesse horário, será que esta oficina será ministrada em outro horário também? E os horários para a Oficina de Criação de trilha sonora já estão definidos? Grata.

    • Oi, Daniela. Desculpas por não ter respondido antes. Então, Iluminação só acontecerá pela manhã mesmo, devido a disponibilidade de espaço e do professor. Ainda estamos definindo os horários de algumas oficinas, incluindo a oficina de Criação de Trilha Sonora, pois estamos ajustando a disponibilidades do professor com as de instituições que serão parceiras do SOLAR na realização desta etapa do projeto. Fique ligada que publicaremos aqui no blog, assim que forem definidos. O SOLAR espera por VOCÊ!

  11. Chico, bom dia! A oficina de Criação de trilha sonora já tem horário definido? E a Oficina de Iluminação Cênica só será ministrada pela manhã mesmo? Grata.

  12. Isso é um desrespeito com as pessoas!
    Desde a semana passada estamos com folhetos dizendo que as incrições foram prorrogadas até 1º de Julho, sem mencionar nenhuma exceção.
    Aqui no blog, até o meio dia de hoje, quando olhei novamente, não havia informação alguma.
    Agora, no fim da tarde é que o blog foi atualizado com a informação de que as inscrições para o núcleo não haviam sido prorrogadas!
    Se não atualizam o blog então é melhor não tê-lo, pois é um meio de comunicação como qualquer outro e ao distribuir os folhetos coloquem as informações corretas!
    Só para constar, retirei meu folheto no Cine Teatro Plataforma na quinta-feira, onde a pessoa que deixou os folhetos confirmou a prorrogação das inscrições.

    Desorganização e falta de respeito totais com a população!

    • Caro(a),

      Lamento que tenha se posicionado de maneira anônima. Em Plataforma, na última quinta-feira, vivenciamos uma importante troca de experiências, justamente sobre gestão participativa – que pressupõe que as opiniões, sejam elas quais forem, sejam respeitadas e levadas em consideração para as tomadas de decisões (lembra?). Como não necessito me ocultar em um perfil fake, “a pessoa que deixou os folhetos” é esse que vos responde, Chicco Assis, que está coordenador do SOLAR.

      Embora as informações sobre as Oficinas deste Ponto de Cultura estejam disponíveis em diversos meios de comunicação, incluindo imprensa, a minha participação no Caldeirão Cultural, foi aproveitada para socializar com o público presente de forma mais direta e pessoal, as informações não apenas sobre as oficinas, mas sobre todas as atividades que o SOLAR vem desenvolvendo, ao longos dos últimos 3 anos.

      É importante salientar, para que não fiquemos mal-entendidos, que no momento em que distribui pessoalmente os folhetos, também fiz os esclarecimentos devidos. No entanto, as atenções estavam dividas em meio a distribuição de deliciosos abarás, acarajés e refrigerantes (não foi?). O que pode ter provocado a perda de alguma informação importante, como o prazo das inscrições, por exemplo.

      Compreendemos a importância que o nosso blog possui, com seus quase 700 acessos/dia, para a divulgação das nossas ações. Eu, junto com a minha pequena equipe de colaboradores, completamente comprometidos com a proposta de democratização do acesso a cultura, temos nos esforçado ao máximo para que todas as informações estejam disponíveis. No entanto, estamos nos dividindo ainda para atender e responder as dezenas de telefonemas, emails e mensagens que recebemos diariamente. E ainda para realizar as cerca de 250 inscrições que já feitas.

      Teria sido muito mais construtivo e possível de solucionarmos os problemas gerados pelos ruídos na comunicação, se você não tivesse escolhido um personagem anônimo, nem o perigoso papel de vítima.

      De qualquer forma, entre 9 e 12h desta terça-feira, dia 22, estaremos de maneira extraordinária, realizando as inscrições daqueles que, por qualquer que tenha sido o motivo, não conseguiu se inscrever no prazo estabelecido.

      Lembro, que estamos aqui para construir, e para construir coletivamente, um bairro, uma cidade, um estado, um país, um mundo mas solidário e mais humano. Onde o respeito ao outro é um dos principais elementos.

      PS: Hoje, 21/06, é o dia dos Tambores pela Paz. Onde todos os nossos tambores, vozes, corpos, palavras e gestos devem ser tocados pela paz e pelo reencantamento do mundo! Não desperdice essa oportunidade. o SOLAR espera por você!

    • Oi, Elvia. Estamos ainda definindo alguns horários. O sábado não está descartado das possibilidades, mas dependemos também da disponibilidade dos professores contratados. Assim que tivermos os demais horários disponíveis, iremos publicar aqui no blog. Espero que consigamos atender as suas espectativas. O SOLAR espera por VOCÊ!

    • Oi, Yuri. Algumas das Oficinas ainda estão com os horários sendo definidos. Estimamos que a partir do dia 28, esses horários já sejam publicados. Obrigado pelo contato. O SOLAR espera por VOCÊ!

  13. Gostaria de saber a respeito do Currículo exigido para o Núcleo de formação de Atores. Eu tenho poucas experiências, nunca fiz um curso profissional. Atualmente faço o BI em Artes na UFBA, que me trouxe mais experiência na Arte Cênica. Gostaria de entender melhor, pois vejo sempre oficinas que exigem um Currículo dos Atores ou “Atores” e eu não sei bem como formulá-lo!

    • Oi Juliana. O currículo apresentado é para que a equipe do NUFA possa conhecer melhor os inscritos. A seleção dos atores será feita na audição que acontecerá em 2 fases, sendo a primeira nos dias 28 e 29/06, e a segunda, no dia 01/07. Maiores esclarecimentos, entre em contato com a Coordenação das Oficinas. O SOLAR espera por VOCÊ!

  14. Olá, boa tarde! Fui hoje a tarde no cine solar boa vista e me informaram que às inscrições foram até às 11:00 da manhã e que só seria possível fazer a mesma no dia 1º de julho. Não consegui obter informções sobre a oficina que pretendo participar, pois os funcionários estavam em festa junina.

    Gostaria de saber de vocês se para participar das oficinas é preciso ter experiência? Se ainda há vagas na oficina de trilha sonora? e qual o horário do curso?

    grato desde já.

    • Oi, Roberto. No último dia 22, o expediente do SOLAR foi encerrado às 13h, para que houvesse uma confraternização entre os funcionários e integrantes de grupos parceiros.

      Algumas oficinas possuem pré-requisitos, mas não é só experiência que é levado em conta. Mas também o interesse e o comprometimento.

      Entre os dias 28/06 e 01/07, das 10 às 19h, ainda estaremos realizando inscrições para Criação de Trilha Sonora. Também a definição dos horários acontecerá nesse período. Para maiores esclarecimento, entre em contato com a Coordenação das Oficinas

      O SOLAR espera por VOCÊ!

  15. Boa noite,
    gostaria muito de participar das oficinas,existe algum criterio para a escrição,idade,experiência?não tenho experiência em nenhum dos cursos oferecidos.Gostaria de saber se e possivel trabalhar na área escolhida depois que terminar o curso ,ou os cursos são apenas para ter uma noção de cada função das oficinas.

    Grande abraço.
    Patricia almeida

    • Oi Patrícia.

      Algumas das oficinas farão uma seleção com critérios específicos, que não levam em conta apenas experiências anteriores, mas também o interesse em realizar a atividade. Atenção para o prazo de inscrição que encerram amanhã.

      Apareça,

      O SOLAR espera por VOCÊ!

    • Oi Evelyne.

      As inscrições superaram positivamente as expectativas. Isso fará com que algumas oficinas precisem estabelecer critérios de seleção. Como só hoje as inscrições foram encerradas, estamos passando as fichas de inscrição para os professores, que na segunda-feira irão definir os critérios.

      Até terça-feira, divulgaremos.

      As oficinas estão previstas para iniciar a parir da quarta, dia 07.

      Até mais e boa sorte!

  16. olá, gostaria de saber se ainda estão abertas as inscri. se sobrou alguma vaga. fui informada por uma amiga das oficinas que estarão ocorrendo e me interessei. caso seja possível…
    atc.Lara de Castro

    • Olá, Lara.

      As inscrições para as oficinas do Ponto de Cultura encerraram no último dia 1º. Tivemos 460 inscritos e algumas oficinas precisaram fazer seleção.

      Acompanhe periodicamente o blog, alguma novidade divulgaremos por aqui. Por exemplo, essa semana acontece uma oficina rápida de dança e música. Verfique a nossa programação.

      O SOLAR espera por VOCÊ!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s