Paredes em Movimento – 4ª Edição, dia 29/03

 

Dança e Artes Visuais se misturam no Cine-Teatro Solar Boa Vista

Quarta edição do projeto Paredes em Movimento contempla quadrilha junina e

intervenções visuais com o Atelier Coletivo VISIO.

Para celebrar o 462º aniversário da cidade de Salvador no próximo dia 29 de março, a partir das 14 horas, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realiza a 4ª edição do Paredes em Movimento. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Extensão do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), sob coordenação da bailarina e coreógrafa Cristina Castro e promove intervenções visuais diversas no foyer do espaço. A convite do Cine-Teatro Solar Boa Vista, o Atelier Coletivo VISIO. protagonizará ações artísticas durante esta que é a primeira edição de 2011 da iniciativa.

O Atelier Coletivo VISIO., projetado pela artista e ativista cultural Andrea May, vai reunir representantes das artes plásticas, fotografia, arte digital, design gráfico, videoarte, street art, dentre outros, para três intervenções: Bandeirolas Artísticas, desenvolvidas em diversas técnicas e materiais; Escultura Temática, composta por material reciclável coletado no entorno do Solar; e o Mural Foto-Paredes, que contará com a participação da comunidade, que pode levar fotografias impressas ou digitais com foco central na dança para uma exposição informal e temporária.

À noite, às 19 horas, ainda dentro da programação do Paredes em Movimento, acontece o Papo SOLAR, que abordará o tema As Danças de Rua – Quadrilha Junina Conexão e Produção. Para o diálogo, que será mediado por Alexandre Molina, diretor de Dança da FUNCEB, foram convidados representantes de quadrilhas juninas de Salvador, como a Federação Baiana das Quadrilhas (FEBAQ), Quadrilha Junina Asa Branca, Capelinha do Forró, Forró Quadrilhão e Quadrilha Terra Viva.

SOBRE O PAREDES EM MOVIMENTO

Uma extensão do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), idealizada pela bailarina e coreógrafa Cristina Castro, o projeto Paredes em Movimento pretende levar para o Cine-Teatro Solar Boa Vista uma nova forma de intervenção, tendo como mola central a dança em diálogo com outras linguagens artísticas, o que deve estimular ainda mais a frequência do público ao local. A cada edição, acontece um Papo SOLAR sobre o tema proposto e uma intervenção de artes visuais.

O projeto agrega produtos gerados por ambientações plásticas, fotográficas, literárias ou tecnológicas, expostos em diferentes espaços do teatro, como foyer, paredes, janelas, portas, corredores, provocando o público, possibilitando ampliar a experiência de imersão artística ao se percorrer o prédio e consolidando mais ainda o seu papel de centro cultural. Além da apreciação estética, a ação propõe a aproximação da classe de dança com profissionais de outras áreas, visando a inspirar a construção de novas redes de reflexão e colaboração artística.

SOBRE O CINE-TEATRO SOLAR BOA VISTA

O Cine-Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, é um dos 18 Espaços Culturais mantidos pela Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O espaço faz parte do Parque Solar Boa Vista, que possui também um anfiteatro, quadras poliesportivas, bem como os prédios do Centro de Saúde Mental Professor Aristides Novis e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Inserido no segundo bairro mais populoso de Salvador, Brotas, o Engenho Velho é cheio de história e personalidades. Foi nele que o poeta Castro Alves passou a sua infância, onde nasceu o criador da Capoeira Regional, Mestre Bimba, e em que viveu o antropólogo Pierre Verger. No espaço onde hoje se encontra o Solar, também funcionou a sede da Prefeitura de Salvador (1983 a 1985) e, por décadas, o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. Ao longo dos seus 26 anos, o Solar, como é mais conhecido, recebeu diversos artistas e grupos culturais, tais como Margareth Menezes, Cássia Eller e Nana Caymmi, além de diversas peças teatrais dos diretores Fernando Guerreiro e Luiz Marfuz.

Além de ser palco de espetáculos e apresentações, atua como centro de aprendizado cultural, com oficinas, workshops e palestras destinados ao público local. Por isso, a FUNCEB o escolheu para sediar o Ponto de Cultura, conveniado com o Ministério da Cultura (MinC), reforçando seu papel de articulador com a comunidade.

Mais informações através do Tel. 3116-2000 ou e-mail: cineteatro.solar@gmail.com

SERVIÇO

4ª Edição Paredes em Movimento – Intervenções Visuais e Papo SOLAR

Quando: 29/03/2011, terça-feira, a partir de 14h

Endereço: Cine Teatro Solar Boa Vista de Brotas: Praça Marquês de Abrantes, s/n, Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas

Quanto: Grátis

Telefone: 71 3116-2000

E-mail: cineteatro.solar@funceb.ba.gov.br

Site: www.blogdosolar.wordpress.comwww.funceb.ba.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s