Sanbone Pagode Orquestra abre temporada de Ensaios Abertos no Solar

Hoje (04/05), incia-se a temporada de Ensaios Abertos da Sanbone Pagode Orquestra às 9h30. O projeto pretende fazer apresentações quinzenais até o mês de setembro, com objetivo de formação de público. Neste mês, está previsto também um ensaio no dia 18/05 às 20h no Cine Teatro Solar Boa Vista.

O trabalho da Sanbone Pagode Orquestra consiste em adaptar a música regional de maior sucesso na Bahia (o pagode e suas variações) à erudição de uma orquestra. A lógica de divisão é a mesma da música clássica: primeiro movimento, segundo, terceiro… “Com essa junção, sentimos que dá para popularizar a música erudita e torná-la um pouco mais acessível ao povo”, explica Hugo San, maestro da orquestra.

As músicas do repertório têm duração que varia entre a sinfonia e a canção para rádio. Algumas têm dez minutos, outras seis (para se ter ideia, a nona sinfonia de Bethoven tem 110 minutos, enquanto um hit radiofônico dificilmente passa dos 3,5). Tudo para manter o diálogo com o público. Se a preocupação com a recepção é moderna, o método de composição é clássico: assim como os grandes maestros da história (como Mozart e Bethoven, por exemplo), Hugo não ouve a composição antes de completá-la. Ele escreve no papel toda a música, que chega a ter 20 páginas, para somente depois ouvir o resultado final. “Tenho músicas que nunca ouvi”, revela.

Todas as músicas têm nome de sinfonia (como por exemplo, a Sinfonia Primeira de Pagode, com a qual o grupo venceu o VII Festival de Música da Educadora FM de Salvador e o I Festival Nacional das Rádios Públicas) e – pela própria natureza – passam longe da erotização e depreciação da mulher.

A Sanbone foi criada em dezembro de 2009, pelo músicos Hugo San . “A ideia veio do gosto pelo pagode e pelo contato com a música sinfônica. Não queríamos fugir da nossa raiz, então, pensamos em recontextualizar o pagode na música erudita”, conta Gilberto(trompetista e fundador). Daí a presença de percussão, guitarra, baixo e teclado (com sintetizadores, como se usa no pagode) numa orquestra. Hoje a Sanbone ensaia semanalmente no Cine Teatro Solar Boa Vista.

SERVIÇO

Ensaio Aberto da Sanbone Pagode Orquestra

Onde: Cine-Teatro Solar Boa Vista de Brotas

GRATUITO

Quando: 04/05 às 9h30 e 18/05 às 20h
Informações: 3116 2000
Anúncios

3 comentários sobre “Sanbone Pagode Orquestra abre temporada de Ensaios Abertos no Solar

  1. Eu conhecí o Sanbone aqui em Macapá, e fiquei sabendo desse trabalho inovador. O mais inportante disso tudo é que a musica baiana está sendo vista de uma forma responsável, sem banalização moral e musical. Parabéns e qualquer hora quero ter o prazer de assistir ao vivo uma apresentação da orquestra.

  2. Tive a oportunidade de trabalhar com a Sanbone como técnico de som no teatro Boa Vista e confesso que a orquestra me proporcionou uma emoção ímpar,com muita qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s