16, 17, 24 e 25/09 – 16h | Cidade em Versos – Os Insênicos

16, 17 e 24/09 | 16h

Salvador, a primeira capital brasileira, é uma cidade carregada por um imaginário cultural muito forte. As imagens nos cartões postais, filmes, novelas, mostram uma cidade marcada por uma estética quase pitoresca.  Inúmeros artistas cantam e cantaram a cidade que hoje é marcada pelo abandono e descontentamento da população.

Cidade em Versos, que conta com o apoio da Bahia Gás, é um recital cênico composto por poesias, músicas e paródias a partir do imaginário coletivo sobre Salvador. Em cartaz durante os dias 16, 17 e 24 de setembro, no Teatro Solar Boa Vista, o espetáculo é resultado de uma pesquisa coletiva que ultrapassa os limites da capital e chega a abarcar a Bahia. Os Insênicos, grupo formado por sujeitos portadores de transtornos mentais, trazem a tona o olhar de um grupo que durante todo processo histórico foi excluído e enclausurado. Fora dos muros dos CAPS e Hospitais Pisquiátrico, os 15 atores e autores trazem através da palavra e do gesto, suas impressões, encantos e desencantos sobre a cidade.

Religião, transporte, política, urbanização, carnaval e prostituição, são alguns dos muitos assuntos que permeiam a apresentação de forma bem humorada e crítica. Neste espetáculo a cidade toma corpo, não é um simples cenário, mas um personagem amado e odiado.

Esta nova montagem coloca o verso, a música e a poesia, como veículo de expressão sobre a capital baiana.  A reinserção social significa uma nova forma de habitar a cidade, fora dos muros institucionais, restabelecendo vínculos e relações sociais.  Esse processo implica também em uma nova construção imaginária, simbólica e política do sujeito “louco” sobre a cidade, assim como da sociedade sobre “o louco”. Cidade em Versos, é uma proposta cênica que busca mostrar esses diferentes olhares sobre o espaço, partindo da premissa que o sujeito portador de transtorno mental, antes de entrar no seu CAPS, percorre e se relaciona com a cidade, mas o que ele vê?

OS INSÊNICOS

Formado em 2010, o grupo OS INSÊNICOS é resultado do  Edital nº33/2008 Cultura e Direitos Humanos, da FUNCEB, através das oficinas de teatro do projeto  Em Cena Insanidade.  Através da parceria com a AMEA – Associação Metamorfose Ambulante de familiares e usuários dos serviços de Saúde Mental do Estado da Bahia, o projeto foi idealizado pela atriz e psicóloga Renata Berenstein. Em seu primeiro ano o projeto realizou três meses de oficina de teatro, no Espaço Xisto, e a construção coletiva de um espetáculo. Os Insênicos, resultado artístico dessa experiência, estreou na Sala do Coro do TCA, em Junho de 2010 e no Teatro Vila Velha, em Agosto de 2010.

SERVIÇO

Cidade em Versos: Um recital cênico

Local: Teatro Solar Boa Vista

Datas: 16 de Setembro às 15h * Apresentação especial para CAPS

17,24 e 25 de Setembro às 16h- aberto ao público

Valor: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s