06.03, 19:30 | Rainha Quelé na tela do SOLAR

Rainha Quelé na Tela do SOLAR

Documentário sobre Clementina de Jesus será

exibido em celebração ao Dia Internacional da Mulher

O documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé”, será exibido no Cine Teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, nesta terça-feira, 06/03, às 19h30, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A sessão integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo – CPCV, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura da Bahia em seus espaços culturais, que visa a difusão do audiovisual, especialmente das produções brasileiras. Exibição às 19h30 no Cine Teatro Solar Boa VustaGRATUITO

Após a exibição acontece uma roda de papo e música. “Clementina é um exemplo de Mulher, e principalmente de Mulher Negra. Assisti e me emocionei muito com a história dessa grande guerreira. Exibir o vídeo celebrando o Dia da Mulher tem um significado muito especial para o contexto no qual o Solar está inserido. Depois da exibição, estamos organizando uma roda de papo e música, para que a memória da Rainha Quelé seja ainda mais valorizada e repercutida. Essa sessão marcará ainda a retomada da programação do SOLAR após uma pausa para o carnaval e para pequenas reformas no espaço”, disse o coordenador do espaço, Chicco Assis.

A exibição conta com a parceria do Coletivo Urgente de Audiovisual – CUAL, que colabora com a realização do CPCV no SOLAR e é responsável pelo espaço de discussão sobre temas relacionados ao audiovisual e como esta linguagem dialoga com a contemporaneidade.

O vídeo “Clementina de Jesus – Rainha Quelé” conta a história de Clementina de Jesus, senhora negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica que, após toda uma existência longe dos palcos e das mídias, aos 60 anos, através de Hermínio Bello de Carvalho, passou a cantar com grandes nomes da música como João Bosco, Pixinguinha e Paulinho da Viola, com sua voz rascante e gutural. Este ano completa 25 anos de sua morte.

A produção traz depoimentos de muitos artistas que acompanharam sua trajetória como Martinho da Vila, Lecy Brandão, Paulinho da Viola, João Bosco, Mônica Salmaso, Cristina Buarque e Carlinhos Vergueiro.

A obra, lançada no ano passado, foi dirigida por Werinton Kermes, com roteiro de Míriam Cris Carlos e edição de imagens de Marcelo Domingues. Já participou de importantes mostras e festivais, tendo conquistado prêmios.

Circuito Popular de Cinema e Vídeo exibe documentário “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”

Quando: terça-feira, 06/03, às 19:30 – GRATUITO

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista – Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas, Salvador/BA

Contato: tel: (71) 3116-2000

Anúncios

Um comentário sobre “06.03, 19:30 | Rainha Quelé na tela do SOLAR

  1. Ótima sessão para vocês!!!

    O documentário é muito emocionante… Imagine assistir num Quilombo com os descendentes da Clementina! Muita emoção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s