Mostra Iconoclássicos abre a programação do Terças na Tela de 2013

Cartaz CPCV Janeiro

Em janeiro, filmes sobre personalidades da cultura brasileira contemporânea são exibidos gratuitamente nos Espaços Culturais 

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo, através do Projeto Terças na Tela, abre sua programação no mês de janeiro com a Mostra Iconoclássicos. Divida em quatro programas, a Mostra apresenta filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos, grandes referências no contexto da produção cultural do Brasil. Ela será exibida gratuitamente nos Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult BA, nas terças feiras, dias 08, 15, 22 e 29, às 10h, 15h e 19h. No Cine Teatro Solar Boa Vista as exibições acontecem ás 19h30!

Abrindo a programação no dia 08, acontece a exibição do filme-ensaio “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, do diretor Joel Pizzini. Nele é recriado o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. É narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista.

Livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski, o filme “Ex isto”, de Cao Guimarães, é o destaque no dia 15. A partir da hipótese histórica imaginada pelo poeta “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”, se desenrola as aventuras do personagem, que sob o efeito de ervas alucinógenas, investiga questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

No dia 22 acontece a exibição “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, dos diretores Tadeu Jungle e Elaine Cesar. O documentário apresenta um olhar particular e multifacetado de uma das maiores personalidades das artes do Brasil: o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Depoimentos recentes e imagens históricas estão presentes na narrativa, que se baseou em algumas das viagens cruciais para a trajetória de Zé Celso.

Encerrando a Mostra, no dia 29, o público pode conferir mais um documentário: “Assim É, se Lhe Parece”, de Carla Gallo. No longa metragem é mostrado um outro lado do artista plástico Nelson Leirner, conhecido por sua aversão à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte. Momentos da sua trajetória são lembrados com ironia, além do tratamento despojado em relação a sua rotina e intimidade.

Serviço

O que: Circuito Popular de Cinema e Vídeo/Terças na Tela – Mostra  Iconoclássicos – Verão no SOLAR 40°

Quando: 08, 15, 22 e 29 de janeiro, às 19h30 (TER)

Quanto: Gratuito

Classificação: 14 anos

Realização: Diretoria de Espaços Culturais / Diretoria Audiovisual  e Cine Teatro Solar Boa Vista

Contato: 71 3116 2000 / ctsolarboavista@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s