Julho + Solar – Pra te Lembrar do Badauê

Programação Julho + SOLAR comemora aniversário de 29 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista

 

Em comemoração ao aniversário de 29 anos, o Cine Teatro Solar Boa Vista preparou 29 dias de programação gratuita e a preços populares com o Julho + SOLAR. Tendo a memória cultural do bairro do Engenho Velho de Brotas como tema, a celebração, que começa no dia 03 julho e vai até o dia 31, faz uma homenagem aos 35 anos do afoxé Badauê.

 

Dança, música, teatro, poesia, circo, exibição de filmes, oficinas, intervenções e performances fazem parte da festa. O Sarau SOLAR abre a programação no dia 03 de julho, às 17h, com um chá das cinco, onde acontece uma troca cultural entre os artistas participantes do evento. A Cia de Teatro Solidário de Brotas é a atração do dia seguinte, com o espetáculo “Ele, o Tal – O Homem que se Casou com o Veado”. Já na sexta-feira, o grupo Vozes do Engenho lança seu primeiro videoclipe no show “Barca Ijexá”.

 

No dia 06 de julho, aniversário do SOLAR, a “Explosão da Guerrilha Poética” percorre as ruas do Engenho Velho de Brotas com o Coletivo Construções Compartilhadas, as 11h. À noite, a festa “O Retorno de Saturno” traz muita animação com intervenções, performances e discotecagem, a partir das 22h.

 

No “Engenho de Talentos”, um show de talentos está organizado para que os moradores do bairro possam se apresentar. Para quem gosta de música, os shows de Mariella Santiago e Samba quem Bossa prometem agitar o espaço cultural, que ainda conta com o Encontro de Corais do Neojiba. O Circuito Popular de Cinema e Vídeo também faz parte da programação, onde serão exibidos documentários premiados no festival CachoeiraDoc em 2012.

 

A “Noite para Clementina”, evento que homenageia a cantora carioca Clementina de Jesus, destaque do ano passado na programação do Julho + SOLAR, se repetirá esse ano com um “Jantar para Quelé”. A noite é comandada pela cantora Juliana Ribeiro que, junto com o Grupo Botequim e convidados especiais, promete uma grande roda de samba. A exibição do documentário “Clementina de Jesus: Rainha Quelé” e a comercialização de quitutes e bebidas relacionados à diáspora africana, também estão programados para a homenagem.

 

Entre os dias 22 e 27 de julho acontece a Celebração SOLAR pra te Lembrar do Badauê, onde o grupo afoxé será homenageado. No Papo SOLAR a cultura afro será tema das discussões, que aconteceram nos dois primeiros dias. Já na Quarta-feira, o SOLAR propõe uma Caravana SOLAR para o Sarau Bem Black, que agita o Sankofa African Bar, no Pelourinho. Oficinas e espetáculos de dança e teatro também fazem parte da celebração, que encerra, no Sábado com um cortejo pelas ruas do entorno do Parque Solar Boa Vista; e o show “Pra te Lembrar do Badauê”.

 

Fundado em 13 de maio de 1978 no bairro do Engenho Velho de Brotas, o Badauê desfilou nas ruas de Salvador no ano seguinte, ganhando o prêmio de melhor afoxé. O grupo foi campeão em mais três carnavais, nos anos de 1980, 1982 e 1983. A sonoridade do Ijexá tocado pelo Badauê, junto à beleza dos seus integrantes, inspirou diversos artistas como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Carlinhos Brown, dentre outros que compuseram músicas homenageando o afoxé, ou mesmo cantaram os sucessos entoados pelo bloco.

 

SERVIÇO

Julho + SOLAR – Pra te Lembrar do Badauê

De 03 a 31 de julho

Atividades gratuitas e a preços populares

Cine Teatro Solar Boa Vista – Parque Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas

Salvador – Bahia – (71) 3116-2000

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s