Mostra Cultura populares / Terças na Tela

Samba e Cangaço são destaques nas telas de Agosto

Dois documentários, um sobre o sambista baiano Batatinha, e outro sobre a mulher no cangaço, são exibidos pelo Circuito Popular de Cinema e Vídeo

Para o mês de agosto, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) preparou uma programação legitimamente brasileira. A Mostra “Culturas Populares” apresenta dois movimentos culturais que marcam a formação identitária do Brasil, principalmente, a do nordeste do país: o samba e o cangaço. No mês de agosto, os Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia da capital e interior exibem, gratuitamente, os filmes “Batatinha – O Poeta do Samba”, de Marcelo Rabelo, e “Feminino Cangaço”, de Lucas Viana e Manoel Neto, tendo como novidade o debate com os realizadores e convidados.

Continuando com a mostra, nos dias 20 e 27 de agosto será exibido o documentário “Feminino Cangaço” nos espaços culturais da SecultBA. Produzido pelo Centro de Estudos Euclides da Cunha (Ceec) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), com direção de Lucas Viana e Manoel Neto, o filme propõe uma reflexão crítica sobre a entrada das mulheres no cangaço, suas motivações, o papel dentro dos bandos, as superstições em torno delas, costumes, crenças e dramas pessoais. Trata-se de melhor compreender a importância das mulheres na construção do que hoje se entende como o fenômeno do cangaço, as destacando como sujeitos ativos desta história. Mulheres que transgrediram os valores sociais de sua época e cuja força surpreende ainda nos dias atuais.

No documentário estão presentes entrevistas com especialistas sobre a temática do cangaço, a exemplo do sócio fundador da União Nacional de Estudos Históricos e Sociais (Unehs), Antonio Amaury, e os pesquisadores Frederico Pernambucano de Melo, Luiz Ruben, Rosa Bezerra e Germana Gonçalves. Também estão presentes os depoimentos da filha e neta de Lampião e Maria Bonita, Dona Expedita e Vera Ferreira.

O bate-papo com os diretores Lucas Viana e Manoel Neto, acontece nos Centros de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) no dia 20, e João Gilberto (Juazeiro), no 27, após a exibição do filme.

Serviço:

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista / Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas

Quando: 27 de Agosto às 19h30

Quanto: Gratuito

Classificação: 10 anos

Contato: (71) 3116 2000 / divulgacao.solar@gmai.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s