Circuito Popular de Cinema e Vídeo exibe mostra especial em setembro

A mostra “Acessível” acontece no dia 26 e aborda temas sobre inclusão e acessibilidade

No dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, mês em que também se comemora a Inclusão Social, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo apresenta a Mostra Acessível, que traz documentários brasileiros abordando a temática. Os filmes serão exibidos também com a versão em libras. Quatorze Espaços Culturais SecultBA, da capital e do interior, participam da mostra gratuita. Os centros de cultura Adonias Filho, de Itabuna; e o Teatro Dona Canô, de Santo Amaro, exibem a mostra no dia 25. O Centro de Cultura de Guanambi, o Espaço Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima não participam da mostra.

“Afônica”, dirigido por Maurício Lídio, é um curta musical que conta a história da sonhadora Carla, garota muda que acredita que pode cantar e fará o que for possível para realizar o seu sonho. O filme é uma história universal sobre ultrapassar os limites em busca dos sonhos.

Em “O Resto é Silêncio”, do diretor Paulo Halm, é mostrado o encontro de Lucas, um rapaz solitário, com Clara, uma garota surda. Todos os personagens no filme são interpretados por adolescentes com deficiência auditiva.

“Mãos de Vento e Olhos de Dentro”, filme de Susanna Lira, fala sobre a amizade entre Lia, uma menina cega e Tico, um menino solitário e cheio de imaginação. Eles adoram brincar e, juntos, iniciam uma jornada de aventura com muita diversão pelo mundo infantil da fantasia.

Encerrando a mostra, “Dois Mundos”, dirigido por Thereza Jessouroun, é um filme sobre a experiência sonora dos surdos que fizeram o implante coclear ou utilizam aparelho auditivo. Para eles, existem dois mundos: o mundo do silêncio e o mundo sonoro; é exatamente essa transição entre os dois mundos que o filme aborda.

Serviço:

Mostra Acessível – Circuito Popular de Cinema e Vídeo
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista / Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas
Quando: 26 de setembro (quinta-feira) Sessões 10h e 15h
Quanto: Entrada gratuita
Espaços Culturais SecultBA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s