Mediação FIAC, em 18 e 19 de outubro |TEATRO

A peça ‘Siré Obá: a Festa do Rei’ terá duas sessões no Mediação FIAC, em 18 e 19 de outubro

 

O grupo NATA – Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas leva sua celebração da herança africana à programação de espetáculos do Mediação FIAC, com duas apresentações para as instituições que participam do programa.  Depois das apresentações, educadores e estudantes batem um papo com os artistas do grupo, que se utiliza da mitologia de origem negra e das linguagens da dança, música e teatro para compor um espetáculo-homenagem às divindades africanas. 

 

Siré Obá segue a sequência dos rituais públicos das comunidades de axé da Bahia. Essa foi uma estratégia para estabelecer a comunicação, para abrir a recepção do espectador. Mas gosto sempre de enfatizar que não é uma reprodução literal do ritual do candomblé, mas uma inspiração”, destaca Fernanda Júlia, direto do grupo e da peça. O espetáculo, que recupera a tradição oral como força expressiva, tem sua dramaturgia toda construída nos orikis (poesias em exaltação aos orixás). “Essa opção se deve também ao fato de ser um espetáculo-festa, uma celebração e uma homenagem aos orixás e nada mais justo do que celebrar com um siré obá, pois que siré significa festa”, diz Fernanda, iniciada no candomblé é formada em teatro pela Universidade Federal da Bahia.

As sessões que acontecem no Mediação FIAC serão precedidas ainda por visitas guiadas dos estudantes e educadores ao Cine-Teatro Solar Boa Vista. Eles vão conhecer os espaços e equipamentos do espaço, que é parceiro do projeto de mediação cultural, e o seu entorno. O teatro está situado no Parque do Solar Boa Vista, um complexo de valor histórico e arquitetônico (foi casa de Castro Alves, sede da prefeitura e manicômio) e que cumpre agora também um papel de centro cultural. “Vamos fazer a visita guiada, espetáculo e bate-papo. Vai ser uma tarde na qual uniremos duas etapas do programa, intensificando e potencializando o diálogo entre elas”, observa Rita Aquino, coordenadora pedagógica do Mediação FIAC.

 

Serviço:

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista / Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas

Quando:  18 e 19 de Outubro, às 15h

Público Restrito

Contato: (71) 3116 2000

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s