Solar de Virote – Atitude Afro-Black

Culturas negras “de virote” no Cine Teatro Solar Boa Vista

Engenho Velho de Brotas tem fim de semana longo e recheado de atrações

afro-blacks na madrugada

Na 3ª edição do Solar de Virote, o Cine Teatro Solar Boa Vista faz uma grande festa com virada da madrugada para celebrar a negritude. Dessa vez a programação faz parte da II Celebração das Culturas Negras da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), pelo mês da Consciência Negra. Serão 24h de muita dança e música, na virada de sábado para domingo, com discotecagem e apresentações de grupos afros, feira de artesanato, moda e comida; além de ações de saúde para a população.

O destaque desta edição do Solar de Virote Atitude Afro-Black fica com a participação de músicos angolanos e o pronunciamento que será feito pelo embaixador desse país no Brasil e que marca o 38° aniversário da independência de Angola. A noite de sábado começa com a participação do Embaixador, o Sr. Nelson Manuel Cosme, e do Secretario de Cultura do Estado, Prof. Albino Rubim, às 19h30. Na sequência, o saxofonista angolano Sanguito dá o pontapé inicial no recital que abre a noite e vara a madrugada.

Às 20h, será a vez do grupo Vocal Performático Vozes do Engenho apresentar o espetáculo “Barca Ijexá”, seguido às 21h pela banda angolana Maravilha, que faz a festa regada a semba e outros ritmos africanos.

No momento em que o Cine Teatro Solar Boa Vista se prepara para comemorar 30 anos – que serão completos em julho de 2014, o coordenador do espaço, Chicco Assis, exulta a integração entre a proposta do evento e do próprio Solar com a realidade do Engenho Velho de Brotas. “Chegar à terceira edição deste evento com o sucesso que ele tem tido e poder trazer à tona questões da consciência negra, com programação bem representativa do movimento artístico da negritude na cidade, em um bairro formado majoritariamente por negros, é uma grande felicidade. Esse é um evento completo, com alma”, exprime Chicco.

Logo após a Banda Maravilha é a vez do bloco afro Okanbí, com o show “Pra Refletir”. À meia-noite sobe ao palco a banda Didá, que promete duas horas com muita música e animação. Às 02h da madrugada, o coletivo A.Ma.ssa assume a festa com seu projeto musical que mistura ritmos populares baianos, principalmente o groove arrastado (normalmente associado ao pagode soteropolitano) a sonoridades eletrônicas, o groove do movimento “Bass Culture” e texturas “siderais” de guitarra. Em seguida Gabi Guedes traz o seu “Pradarrum” e a música continua embalando a madrugada. Findo o Pradarrum, A.Ma.ssa retoma o comando até o amanhecer.

A manhã de Domingo começa com a banda da Guarda Municipal de Salvador, às 9h. No repertório, frevos, dobrados e outros ritmos que relembram o clima das festas de largo e eventos cívicos – perfeito para toda a família curtir junto. O evento segue com o Bando Cumatê e a Escola de Dança da Funceb.

À tarde, o hip hop toma domina a cena com batalhas de rima, breakdance e intervenções de grafite. Para encerrar a programação, às 17h, mais música do rapper baiano Mr. Armeng, que acaba de assinar contrato com a gravadora Sony.

As feiras de Artesanato, Moda e Outros Produtos, Comidas e Bebidas e Ações de Saúde acontecem no Parque Solar Boa Vista em área aberta durante toda a programação do Solar de Virote Atitude Afro-Black, a partir das 19h do sábado.

Solar de Virote – Atitude Afro-Black

Cine Teatro Solar Boa Vista / Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas

23 e 24 de novembro (sábado e domingo), 24h de programação

Gratuito

Cine Teatro Solar Boa Vista – Parque Boa Vista de Brotas – Engenho Velho de Brotas
71 3116-2000 | ctsolarboavista@gmail.com | divulgacao.solar@gmail.com

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s