Programação Ponto FIAC – Ocupação Solar Boa Vista

cabecalho_pontofiac_programa

cabecalho_pontofiac_bixiga

 06/12 – 22h – Bixiga 70 + DJ Camilo Fróes + VJ Gabiru

créditos-Nicole-Heiniger-11

A banda Bixiga 70 mostra o repertório do seu segundo disco, no qual o groove ficou mais pesado: guitarras e teclados agora estão na linha de frente junto com os metais; bateria, baixo e percussões impulsionam os arranjos; os timbres, linhas melódicas e riffs estão mais acentuados. Terreiro, Jamaica, dinâmicas jazzísticas, Pará, Etiópia e um clima de “blaxploitation à brasileira” se misturam com equilíbrio.

A influência do afrobeat – que marcou o primeiro disco e propagou o perfil da banda paulista – agora se dilui em diversas referências sonoras. O álbum, resultado do processo de composição coletivo no estúdio, reflete o entrosamento afinado em turnês que azeitou a química da banda.

A Bixiga 70 formou-se a partir da união de vários músicos já conhecidos da cena paulistana a partir de trabalhos desenvolvidos no estúdio Traquitana, localizado no coração boêmio do centro de São Paulo.

Vindos de diferentes frentes musicais, juntaram-se membros que acompanham grupos e artistas como Rockers Control, Projeto Coisa Fina, ProjetoNave, Pipo Pegoraro, Anelis Assumpção, Emicida, Rodrigo Campos, Alzira E, entre outros, para explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira, em composições próprias e versões de artistas brasileiros.

cabecalho_pontofiac_skanibais

07/12 – 22h – Skanibais + DJ Mauro Telefunksoul + VJ Gabiru 

Skanibais_Foto de Alessandra Nohvais

A banda Skanibais, primeira produção baiana que toca o ritmo jamaicano ska apresenta  o repertório do disco “Qual É A Parte Mais Gostosa de Você”, com versões de samba, MPB, reggae, rock nacional e internacional, forró e clássicos do ska.

Em formato instrumental, a banda é composta pelos músicos Uirá ( bateria), Neomário Marques (baixo), Jorge Solovera (guitarra), Anderson Lacerda (piano), Gilmar Santos (trombone), Ito Bispo (sax tenor e alto), Kiko Souza (sax barítono e flauta) e João Teoria (trompete).

cabecalho_pontofiac_opanije

08/12 – 20h – Opanijé + A. Ma.ssa + VJ Gabiru 

Opanijé_Foto-de-Filipe-Cartaxo1

O grupo OPANIJÉ surgiu em 2005 com a proposta de fazer um estilo próprio de RAP com letras que exaltam a cultura negra e a ancestralidade africana. Formado por Lázaro Erê (voz e letras), Rone Dum-Dum (voz e letras)e DJ Chiba D(toca-discos). O grupo une o que existe de mais tradicional na cultura afro-baiana, como o uso de instrumentos percussivos, berimbaus e cânticos de candomblé, com o que há de mais moderno na tendência musical contemporânea, como samplers, efeitos e batidas eletrônicas.

O Opanijé acaba de lançar o primeiro disco da carreira, pelo selo Garimpo Música. Com repertório formado em sua maioria por músicas autorais da dupla Lázaro Êre e Rone Dum-Dum, o álbum tem produção musical de andré t, responsável por trabalhos importantes da cena musical (Pitty, BaianaSystem, Cascadura, Retrofoguetes).

cabecalho_pontofiac_thebaggios

12/12 – 22h – The Baggios + DJ el Cabongue + VJ Gabiru 

The Baggios_foto de Snapic

O duo sergipano The Baggios acabou de lançar ‘Sina’, seu segundo álbum. Com letras baseadas em personagens quase folclóricos de uma cidade interiorana, o disco é denso e mostra a maturidade do dueto que iniciou suas atividades em 2004. Julio Andrade (guitarra e voz) e Gabriel Carvalho (bateria) experimentam e vão além da mescla tradicional do blues com rock, colocando elementos que passam pelo xote, funk,mambo, afrobeat, folk e country.

O duo sergipano da cidade histórica de São Cristóvão, está embebido nas águas turvas e viciadas da música negra. Os acordes envenenados da The Baggios misturam ritmos que vão do blues primitivo ao rock e suas letras estão enraizadas com as questões de sua época e de sua gente, falando diretamente ao público.

Com três EPs e dois álbuns lançados, a banda é tratada pela mídia como uma das principais bandas do rock da cena independente. Já se apresentaram em mais de 25 cidades, acumula no seu currículo sete turnês nacionais, apresentações em grandes festivais (como na Virada Cultural de São Paulo), e aberturas de shows para bandas e artistas como Paralamas do Sucesso, O Rappa, Marcelo D2, Otto, Vanguart, Mano Chao.

cabecalho_pontofiac_lucassanttana

13/12 – 22h – Lucas Santtana + Suinga + DJ Carol Morena + VJ Gabiru 

Lucas_Santtana_foto_Daryan_Dornelles1

Com sua música que funde estilos como samba, dub, funk, eletrônica e rock, Lucas Santtana surgiu na primeira década dos anos 2000 como uma das principais revelações da música independente brasileira. Nascido em Salvador, no dia 18 de outubro de 1970, ele teve algumas de suas composições gravadas nos anos 1990 por Marisa Monte e Daniela Mercury.

No ano 2000, Lucas Santtana lançou pela Natasha Records o seu primeiro álbum, ‘Eletro Ben Dodô, bem recebido por críticos de jornais como Folha de S.Paulo, O Globo e The New York Times. Parada de Lucas, o segundo disco, saiu em 2003. No ano de 2006, ele lançou 3 Sessions in a Greenhouse pelo seu próprio selo, Digionois. Em 2009 saiu o elogiado Sem Nostalgia. O seu quinto álbum, ‘O Deus que Devasta Mas Também Cura, saiu em 2012.

Pirigulino Babilake

14/12 – 22h – Pirigulino Babilake + DJ Jerônimo Sodré + VJ Gabiru 

Pirigulino-Babilake_foto-de-Guga-Neto1

Formada em 2005, a banda Pirigulino Babilake tem em sua formação Pietro Leal (voz e violão), Guto Miranda (guitarra, teclado), Gugu Pinto (percussão) e Davi Brandão (guitarra). O grupo mantém sua multiplicidade sonora, que faz parte da realidade cultural brasileira, permitindo-se tocar da bossa nova ao rock.

O primeiro álbum lançado pela banda, em meados de 2010, intitulado Rosa Fubá – soma das siglas que reúne os gêneros musicais que compõem o disco: Rock, Samba, Funk e Baião – contou com a produção de Anderson Cunha e a participação do mestre-poeta dos Novos Baianos, Luiz Galvão, que assina a faixa Feliz Foi Ary Barroso,em parceria com Pietro Leal – autor e coautor de todas as faixas.

Com o Rosa Fubá no mercado, a banda levou sua música pelos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Paraná e Santa Catarina. Agora, acaba de lançar o EP Quarto Crescente, com cinco canções autorais. O EP  teve o início de sua concepção em um show apresentado em 2012 no Teatro Vila Velha, em Salvador, com direção Jarbas Bittencourt.

Serviço – Ponto FIAC

Quando: 6 a 14 de dezembro

Onde: Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)

Ingressos

Programação musical: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Programação de artes visuais: gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s