O premiado espetáculo O PÁSSARO DO SOL, da companhia A RODA, no SOLAR!

Projeto Caminhos da Arte levará 6.000 alunos da Rede Municipal de Ensino para assistir ao premiado espetáculo O PÁSSARO DO SOL, da companhia A RODA.

A parceria entre a Rede Municipal de Educação, o Cine Teatro Solar Boa Vista e a companhia A RODA oferecerá o espetáculo O Pássaro do Sol para os alunos de diversas escolas do município de Salvador.  As apresentações são exclusivas para a Rede e pretende-se atingir um universo de 6.000 mil alunos dos turnos matutino e vespertino. O projeto tem entre seus objetivos levar arte e cultura a crianças e jovens em idade escolar, permitindo a participação efetiva do alunado em atividades culturais e artísticas, ampliando a formação educacional e promovendo a participação ativa das crianças no cenário cultural da cidade.

Espetáculo O Pássaro do Sol Registro Marcio Lima
Adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga, o texto de O Pássaro do Sol narra a história de um jovem que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A encenação utiliza o teatro de sombras, antigo gênero de animação que tem na China uma das mais antigas tradições. As silhuetas são recortadas em couro pela artista plástica Olga Gómez, que também é responsável pela direção e adaptação do texto. Selecionado como “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010 pelo Prêmio Braskem de teatro, o espetáculo conta com trilha escrita para a montagem pelo compositor Uibitu Smetak. A história ganha vida pelas mãos dos atores animadores que fazem da grande tela o palco para as aventuras do índio Japú.

Serviço
Espetáculo: O PÁSSARO DO SOL
Companhia A RODA (www.arodateatro.com)
Datas: Outubro: 27, 28 e 29 Novembro: 03, 04, 05, 06, 07, 10 e 17
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista
Ingresso: EXCLUSIVO para alunos da Rede Pública Municipal
Técnica: Teatro de Sombras
Duração: 50 min
Classificação: livre (recomendado para maiores de 5 anos)

Trailer do espetáculo: https://vimeo.com/19371141

Ficha Técnica
Texto: Myriam Fraga
Direção, adaptação e bonecos: Olga Gómez
Direção de Produção: Marcus Sampaio
Direção Musical: Uibitu Smetak
Direção de cenas e narração: Osvaldo Rosa
Manipulação: Naiara Gramacho, Bernardo Oliveira, Ana Luiza Reis e Elinaldo Nascimento
Fotos: Marcio Lima

Trajetória do Espetáculo
O Espetáculo O PÁSSARO DO SOL estreou no dia 4 de junho de 2010 no Teatro do SESI em Salvador de 5 de junho a 1 de agosto. Em novembro do mesmo ano participou da Caravana do X Mercado Cultural, apresentando-se no Espaço Algodão em Ibirataia – Bahia. Em março de 2011 se apresenta na Mostra “Viva o Teatro, Viva o Circo”, Projeto do SESC em Salvador, Bahia. Em maio e junho “O PÁSSARO DO SOL” cumpre temporada patrocinada pelo Prêmio Braskem de Teatro, na  Sala do Coro Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia. Em agosto o espetáculo é selecionado para participar do  Festival Bahia em Cena, e apresenta-se no Teatro SESC Casa do Comércio. Em setembro é convidado pelo SESC São Paulo para integrar a II Mostra de Animação e apresenta-se em Ribeirão Preto, Taubaté, São Carlos e no SESC Ipiranga em São Paulo. Em março de 2012 o espetáculo participa do Projeto “Caminhos da Arte” da Prefeitura Municipal do Salvador e é apresentado para 10.000 alunos da rede pública. Em outubro do mesmo ano O PÁSSARO DO SOL cumpre curta temporada no teatro Molière da Aliança Francesa em  Salvador. Entre abril e maio de 2013 apresenta-se em Curitiba na 16ª Edição do FRINGE, e segue em circulação nacional nas cidades de Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).

Histórico da companhia A RODA
A RODA foi fundada em Salvador, Bahia, no ano de 1997 e desde então difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos. O grupo leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades tanto pela força plástica de seus protagonistas quanto pela temática de apelo mitológico. Sob a direção artística de Olga Gómez e produção de Marcus Sampaio, A RODA já se apresentou em importantes mostras artísticas no Brasil e no exterior e, em 2008, percorreu 15 estados e 55 cidades brasileiras com o Palco Giratório. A Cia foi contemplada com prêmios locais e nacionais dentre eles o Myriam Muniz e o Braskem de Teatro como Melhor espetáculo Infanto-juvenil 2010 com “O Pássaro do Sol”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s