“Domingo no Parque!” ganha edição especial em março

 “Domingo no Parque!” ganha edição especial em março

O projeto Domingo no Parque!, realizado pelo Cine Teatro Solar Boa Vista, teve a sua estreia durante a programação do verão 2015 do espaço. Após a primeira temporada, nos meses de janeiro e fevereiro, o projeto retorna em março com uma celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Uma intensa programação artística foi pensada para e com as mulheres, a fim de fazer da tarde do domingo, 8 de março, um momento de lazer, mas também de reforçar a identidade feminina, seus valores e a igualdade de gêneros de maneira lúdica e descontraída. Das 15h às 18h, a grade de atrações reúne gastronomia, artesanato, música e poesia.

Durante todo o evento, a Feira de Artesanato e Alimentos realizada pelo Grêmio de Integração de Deficientes – GRID e pelo Coletivo Mulheres Decididas, atende ao público. Na feira, artesãs e quituteiras apresentam e comercializam seus produtos.

Grêmio de Integração de Deficientes - GRID e Coletivo de Mulheres Decididas

Grêmio de Integração de Deficientes – GRID e Coletivo de Mulheres Decididas | Foto Elisson Rios

Já no palco do Solar a programação fica por conta do Sarau Bem Black, a poesia e música de Carolina Maria de Jesus, nas vozes de Emillie Lapa e Vera Lopes e das participações do Grupo Vocal Vozes do Engenho e das cantoras Renatinha Agapito e Savannah Lima.

O Sarau Bem Black foi idealizado pelo poeta Nelson Maca e tornou-se um evento referencial de literatura e negritude na Bahia e no Brasil. Tendo a valorização da literatura negra como eixo central, estabelece diálogos com outras linguagens, principalmente a música, grafite, dança afro, break e audiovisual. Além de Maca, fazem parte da linha de frente do sarau as poetas Lucinha Black Power, Luiza Gata e Vera Lopes; a jornalista Ana Cristina Pereira e a pedagoga Iraíldes Nascimento. No evento do Solar, apenas as mulheres sobem ao palco.

Sarau Bem Black | Foto Leo Ornelas

Sarau Bem Black | Foto Leo Ornelas

Para homenagear e difundir a obra da escritora Carolina Maria de Jesus, as atrizes Emillie Lapa e Vera Lopes recitarão os seus poemas. Vera tem atuação em teatro, cinema, recitais poético-musicais, com experiência de mais 30 anos. Já Emillie, também cantora e compositora, teve seu primeiro contato com a música muito cedo, mas foi na percussão, entretanto, que ela encontrou sua verdadeira paixão.

Emillie Lapa e Vera Lopes | Foto: Ciete Silvério/Agência Foto

Emillie Lapa e Vera Lopes | Foto: Ciete Silvério/Agência Foto

 O Vozes do Engenho, grupo vocal performático que agrega ao canto outras linguagens artísticas como dança, teatro e poesia e tem como base de trabalho a identidade cultural brasileira, seu espetáculo de trabalho é “Barca de Ijexá”, espetáculo que aborda as manifestações culturais e religiosas da Nação Ijexá, oriúnda da Nigéria e que tem grande influência em nossa cultura. Também de forma especial, uma formação vocal só de mulheres se apresenta neste dia.

Vozes do Engenho | Foto Leo Ornelas

Vozes do Engenho | Foto Leo Ornelas

A cantora e compositora Renatinha Agapito, que tem como estilo musical a Mpb, começou sua trajetória no bairro do Engenho Velho de Brotas, no bar Quintal de Casa. Atualmente a cantora realiza apresentações com seu mais novo Grupo Sam Latino.

Renatinha Agapito | Foto Divulgação

Renatinha Agapito | Foto Divulgação

Cantora e compositora desde os 12 anos, Savannah Lima (29) vem surpreendendo os amantes de uma boa música com sua carreira solo embalada pelos estilos Samba Funk, AfroBlack, Black Music, Black Soul, além de seu trabalho autoral.

Savannah Lima | Foto Leandro França

Savannah Lima | Foto Leandro França

O Domingo no Parque visa a ocupação da área externa do teatro – o Parque Solar Boa Vista, com programação de qualidade e diversas ações sócio culturais para chamar a atenção para a área, seu potencial e necessidade de revitalização.

Serviço

Domingo no Parque! Edição Especial “Mulheres”

Dia 08/03, das 15h às 18h

Quanto: Pague quanto puder!

Parque Solar Boa Vista e Cine Teatro Solar Boa Vista. Engenho Velho de Brotas

Realização: Cine Teatro Solar Boa Vista | Diretoria de Espaços Culturais | Secretaria de Cultura da Bahia

Contatos: 71 3116 2000 | ctsolarboavista@gmail.com

Informações: blogdosolar.wordpress.com | espacosculturaisbahia.org

Assessoria de Comunicação da SecultBA

Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBA

Tel – (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 9983-5278 – ascom.secultba@gmail.com

Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com

Bruno Machado – (71) 8812-8868 – bruno.machado@gmail.com

 

www.cultura.ba.gov.br

http://www.facebook.com/secultba | http://www.flickr.com/photos/secultba | twitter.com/SecultBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s