Exposição Fotográfica Beleza Negra chega ao Cine Teatro Solar Boa Vista

Em comemoração ao mês da mulher, na noite dessa quinta-feira (19), o Cinte Teatro  Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, recebe, a partir das 19h, a abertura da exposição fotográfica “Beleza Negra”, de Vera Águia.

Além de comemorar a resistência da mulher negra, o evento oferece oportunidade para proposição de ações e discussões dentro e fora de movimentos da sociedade civil, a fim de alavancar o enfrentamento da combinação entre racismo e sexismo, duas formas de discriminação que comumente se desdobram em diversas modalidades de violência. A visitação acontece até o dia 28 de abril, de terça a domingo, das 14h às 20h, dando oportunidade para o público prestigiar as obras.

A proposta da fotógrafa é captar a feminilidade guerreira da mulher negra como luta contra a passividade que o pensamento preconceituoso dominante na sociedade, herança de anos de machismo, espera. Ao organizarem-se em nome das lutas pela transformação social, pelo fim do racismo, do sexismo, da lesbofobia e das diferentes formas de opressão, as mulheres negras denunciam a invisibilidade que as exclui e participam do cenário político de forma íntegra e resistente.

Vera Águia é natural de Anápolis Goiás e licenciada em História. Em 2009, começou a trabalhar com fotografia por incentivo de amigos e familiares. No ano de 2010, durante um intercâmbio na Espanha, decidiu seguir a linha de fotografia social.  “Gosto de estar perto das pessoas e interagir com elas quando as fotografo. Para mim, é mágico perceber e captar a história que cada fotografado carrega, assim como apreciar traços da personalidade única deles. Neste momento sinto que além de fotógrafa, sou uma contadora de Histórias”, retrata a expositora.

Espaços Culturais SecultBA

A Secretaria de Cultura do Estado mantém 17 Centros Culturais espalhados pelo interior geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Destes, 5 encontram-se na capital e 12 em diferentes territórios de identidade da Bahia, nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Mutuípe. Em Salvador, eles são: Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados.

SERVIÇO
Exposição “Beleza Negra”

Cine Teatro Solar Boa Vista
De 19 de março à 28 de abril de  14h às 20h
Entrada Gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s