Em maio o Solar é ainda mais diverso | Programação

No mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia, o Cine Teatro Solar Boa Vista – um dos 17 espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – realizará uma série de atividades que provocam a reflexão e discussão acerca da diversidade sexual e todas as formas de preconceito: homofobia, lesbofobia, transfobia.

A programação contará com exibição de filmes, performances, espetáculos, rodas de diálogo e diversas expressões artísticas. Para a coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, “o evento reforça e legitima espaços de discussão e reflexão acerca dos diversos tipos de preconceito e esse tipo de evento é uma maneira de construir e legitimar políticas públicas em prol dos direitos humanos, se considerarmos os inúmeros casos de violência contra as pessoas LGBT’s”.

O destaque da programação mensal será a 3ª edição da Semana Solar de Combate à Homofobia.  O evento acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio e conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Como parte da programação, serão realizadas mesas redondas, debates sobre gênero, sexualidade e políticas públicas LGBT, além de apresentações musicais.

Iniciando a programação, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), exibirá no dia 12 de maio, a partir das 19h30min, o documentário Atrás dos Olhos, dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo. A entrada é gratuita e o filme tem classificação de 12 anos. Ao final da sessão haverá um bate-papo com a direção do documentário. Nas outras sessões do CPCV apresentará o longa “Elvis e Madona” (2010), com entrada gratuita e sessões às 19h30min. O filme tem classificação de 14 anos.

No dia 14 de maio, o Solar realizará uma Roda de Conversa com a temática “Lesbianidades e Negritudes”, trazendo vivências de mulheres lésbicas e negras conectando as relações entre lesbianidades e negritures na produção de discursos em lugares sociais, ao mesmo tempo em que resultam tensões e preconceitos.

Encerrando a programação da semana, no dia 16 de maio acontecerá o Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade, das 13h às 23h, no Parque Solar Boa Vista. O evento é realizado pela Secretaria de Direitos de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e conta com a parceria do Cine Teatro Solar Boa Vista (DEC-SecultBa). Durante o circuito acontecerá uma feira dos direitos humanos, com stands de serviços voltados para o público LGBT, exposição de artesanato, moda, artes visuais, gastronomia, rodas de diálogo, oficinas e workshop. Além da abertura oficial do Maio da Diversidade, que acontecerá a partir das 18h, com entrada gratuita. Confira a programação completa (AQUI).

Já no dia 13 de maio, a Orquestra Experimental (OPE- Neojibá) apresenta “Música de Filmes e Desenhos Animados”, a partir das 18h. O espetáculo tem entrada gratuita e classificação livre. No dia 20 de maio, às 19h, o cantor Danilover realiza o encontro Toda forma de Amor Vale a Pena, com a apresentação do videoclipe “Lírios do amor”, o evento tem entrada gratuita e classificação livre. Além da apresentação, o evento exibirá o filme “Joelma”, dando espaço para debates sobre questões de gênero e sexualidade.

E nos dias 22 e 23 de maio acontece a final do Festival Música Ilimitada, com os shows de Mv Bill, Bemba Trio Original, Adão Negro Oficial e das seis bandas finalistas. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), com classificação 16 anos e estão à venda no site www.musicailimitada.com.br/ingressos e nos balcões da Ticketmix.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado mantém 17 Centros Culturais espalhados por 13 territórios de identidade geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Destes, 5 encontram-se na capital e 12 em diferentes territórios de identidade da Bahia, nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Mutuípe. Em Salvador, eles são: Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados.

 

Serviço:

Programação Mês da Diversidade

Quando: de 09 a 26 de maio

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista

Quanto: preços populares

Contato: comunicação.solar@gmail.com | (71) 3116-2000

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s