SecultBA promove encontros para dialogar sobre territorialização da cultura

unnamed

O ciclo de diálogos visa discutir temas relevantes para o desenvolvimento da territorialização da cultura no Estado da Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará o evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros semanais para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes  aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. Os encontros acontecerão no Espaço Xisto Bahia, a partir do dia 25 de maio até 15 de junho de 2015 (semanalmente, às segundas-feiras). A entrada é franca.

O ciclo de diálogos visa a discussão de temas em benefício da comunidade, respeitando a diversidade cultural do Estado, fomentando a produção, criação, circulação e valorização das diversas culturas. A ideia do encontro é reunir gestores, representantes da área acadêmica e da sociedade civil.

A primeira edição do encontro, no dia 25, acontecerá a partir de 19h com o tema Espaços Culturais: Redes e Conexões, com a proposta de discutir a criação de uma rede de espaços culturais na Bahia, estabelecendo assim um canal de diálogo desse setor e compartilhamento de experiências de gestão. O bate papo será mediado pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães e, discutido pelo Diretor de Espaços Culturais da SecultBA, Romualdo Lisboa, pelo diretor teatral e cenógrafo Marcio Meirelles e pela gestora cultural, capoeirista e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Daniele Canedo.

Próximos encontros – No dia 01 de junho, o tema do Territórios Culturais em Diálogoserá Participação e Controle Social para Gestões Culturais, organizado pela Diretoria de Territorialização da Cultura. No dia 08 de junho, Cidadania e Diversidade Cultural em Debate, pela Diretoria de Cidadania Cultural e, no dia 15 de junho o debate será sobre Territórios Culturais, com a condução da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura.

Sobre os convidados:

Romualdo Lisboa – Diretor teatral, ator e gestor cultural. Fundador do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), junto com Équio Reis, em 1995. Foi responsável pela transformação do TPI em ONG, onde desenvolveu um modelo próprio de gestão, após assumir a direção do grupo em 2001. Foi responsável pela elaboração e articulação da Lei Pedro Mattos – Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Ilhéus. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura. Atualmente está como diretor da Diretoria de Espaços Culturais, na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Márcio Meirelles – Diretor teatral, figurinista e cenógrafo. Foi criador/diretor do espaço cultural A Fábrica (1982). Foi diretor do Teatro Castro Alves entre 1987 a 1991.  Em 1994, coordenou o projeto de reforma e revitalização do Teatro Vila Velha, foi seu diretor artístico até 1998. Até 2006, na nova forma institucional que propôs, fez parte do colegiado gestor do teatro. De 2007 a 2010 foi Secretário de Cultura do Estado da Bahia. Em julho de 2011 assumiu a direção artística do Teatro Vila Velha. Criou, em 2013, a Universidade Livre de Teatro Vila Velha.

Daniele Canedo – Gestora cultural, capoeirista, pesquisadora e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atualmente é Gestora de Extensão. É doutora em Mídia e Estudos da Comunicação, pela Universidade Livre de Bruxelas e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe. Na Bahia, atuou na gestão pública da comunicação (Secom BA 2001 a 2007) e da cultura (SecultBA 2007 a 2009). Desde 2012, coordena o projeto Gestão Cultural Mundo Afora, que tem por objetivo promover a troca de experiências sobre gestão cultural em setores específicos.

Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais

Quando: De 25 de maio à 15 de junho de 2015, às segundas-feiras, a partir de 19h.

Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA)

Quanto: Gratuito

Realização: Sudecult/ SecultBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s