SecultBA discute Participação e Controle Social para Gestões Culturais em encontro

TC_Dialogo_Card_alt

Participação e Controle Social para Gestões Culturais é tema do segundo encontro do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes  aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. O encontro será realizado no dia 01 de junho (segunda-feira), às 19h, no Espaço Xisto Bahia.

O bate papo vai debater os espaços de participação da sociedade civil nas gestões culturais, avanços e limitações e quais mecanismos de participação precisam ser criados para dialogar com as demandas da contemporaneidade, tais como a Política Estadual de Cultura, a Lei Orgânica, o Plano Estadual, os Editais e as demais ações da SecultBA que sempre contaram com as formulações e sugestões da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura, nos Fóruns, Redes, Setoriais e, principalmente, nas Conferências de Cultura.

A edição do Território em Diálogos vai ser mediada pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães e discutido pelo Diretor de Territorialização da Cultura da SecultBA, Vladimir Pinheiro, pelo Presidente da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia (ADIMCBA), Emílio Tapioca, pela Conselheira Estadual de Cultura, Ana Vaneska Almeida e pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutor em Educação Musical Antônio Dias Nascimento.

Próximos encontros do Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais –  Os encontros acontecem no Espaço Xisto Bahia, desde o dia 25 de maio e vai até 15 de junho de 2015 (semanalmente, às segundas-feiras). No dia 08 de junho, o evento vai discutir Cidadania e Diversidade Cultural em Debate e no dia 15 de junho o debate será sobre Territórios Culturais. A entrada é franca e os participantes recebem certificados.

Sobre os convidados:

Vladimir Costa Pinheiro – Diretor de Territorialização da Cultura da SecultBA, licenciado em História pela FFCH/UFBA, aluno especial do Curso de História na Universidade de Coimbra/PT, Pós-Graduado em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pelo NEIM/UFBA, diretor de Memórias do Movimento Estudantil da UEB em 2008, Secretário-Executivo do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) entre 2009 e 2011, Coordenador Estadual de Políticas de Juventude entre 2011 e 2015, Secretário de Relações Internacionais do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas de Juventude entre 2012 à 2015 e Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CECA) de 2012 à 2015.

Emílio Carlos Ribeiro Tapioca – Licenciado em História pela Faculdade de Ciência e Tecnologia; fundador e Coordenador da Organização Social Viver Cultura e Meio Ambiente; Coordenador do Ponto de Cultura Abassá de Oxalá 2008 e 2012; Secretário de Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Andaraí 2009/ 2012; palestrante e mediador das Conferencias Municipais de Cultura no Território Chapada Diamantina – 2009 e 2013; Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Andaraí – 2013 / 2015; atualmente é Presidente da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia (ADIMCBA ).

Ana Vaneska S. de Almeida – Gestora e produtora cultural. Eleita Conselheira de Cultura da Bahia, representando o setor Gestão Cultural, Ana Vaneska é graduada em Licenciatura em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA; Arte-Educadora e Professora de Teatro em escolas municipais para Ensino de Jovens e Adultos e os Ensinos Fundamental I e II (crianças e adolescentes). De 2007 a 10 de outubro 2014, esteve Coordenadora do Centro Cultural Plataforma (CCP), o que resultou na experiência em gestão de equipamento cultural público com participação social da comunidade artística suburbana. Membro do Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio, conselho gestor do espaço cultural em questão. Fez parte do 1º Colegiado de Circo da Bahia como representante da SecultBA. É mestranda pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Faz parte da Coordenação Estadual do Movimento dos Sem Teto da Bahia, atuando, junto ao Coletivo das Guerreiras Sem Teto. Ainda no MSTB, contribui para o Núcleo de Formação Política.

Antônio Dias Nascimento – Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1985), Doutor em Sociologia com ênfase em Educação Popular pela The University of Liverpool (1993), Inglaterra . Pós-doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e atuante junto ao Curso de Comunicação Social e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação,do Campus I, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e contemporaneidade, comunicação, movimentos sociais, desenvolvimento sustentável, educação e movimentos sociais, educação do campo, sociologia da Educação Musical.

 

Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais

Participação e Controle Social para Gestões Culturais

Quando: 01 de junho de 2015, segunda-feira, a partir de 19h.

Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA)

Quanto: Gratuito

Mais informações: sudecult@gmail.com

Realização: Sudecult/ SecultBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s