SecultBA discute Cidadania e Diversidade Cultural em Debate

O ciclo de diálogos visa discutir temas relevantes para o desenvolvimento territorial da cultura no Estado da Bahia

Cidadania e Diversidade - Territórios Culturais em Diálogo

Cidadania e Diversidade Cultural em Debate é tema do terceiro encontro do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes  aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. O encontro será realizado no dia 08 de junho (segunda-feira), às 19h, no Espaço Xisto Bahia. 

O bate papo vai abordar aspectos do desenvolvimento cultural humano, com ênfase na valorização da diversidade cultural do estado e na promoção de uma política cultural democrática e cidadã, na qual a sociedade civil seja protagonista, baseados na valorização e promoção da diversidade artística e cultural baiana, através da participação social na execução, acompanhamento e avaliação das Políticas Culturais do estado. Esses são princípios garantidos na Lei Orgânica de Cultura da Bahia. 

A edição do Território em Diálogos vai ser mediada pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães e discutido pela Diretora de Cidadania Cultural da SecultBA, Luísa Saad; pelo professor da UFBA e pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Beto Severino;  pelo gestor cultural, artesão, coordenador do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense, Lula Dantas; e pelo Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), Alexandre Santini. 

Próximo encontro do Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais –  Os encontros acontecem no Espaço Xisto Bahia, desde o dia 25 de maio e vai até 15 de junho de 2015 (semanalmente, às segundas-feiras). No dia 15 de junho o debate será sobre Territórios Culturais. A entrada é franca e os participantes recebem certificados.

 

Sobre os convidados: 

Luísa Saad – Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre a formação sócio-cultural do Brasil, abolicionismo, culturas negras e práticas afro-brasileiras. Tem sua vida pessoal e profissional permeada pela militância em defesa das minorias e inclusão das populações em situação de vulnerabilidade através de ações culturais. É professora do ensino médio e superior e atualmente está como Diretora de Cidadania Cultural da Sudecult/SecultBA. 

Beto Severino – É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, e da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: audiovisual e identidades, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. Atua no campo da História da Cultura. 

Lula Dantas – Gestor cultural, artesão, coordenador do Ponto de Cultura “Associação do Culto Afro Itabunense” e membro das comissões estadual e nacional de Pontos de Cultura e do GT Cultura Viva. Integrante do Colegiado do Território de Cidadania Litoral Sul/ Presidente da Câmara Temática de Cultura, membro do Fórum dos Agentes Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul da Bahia. Membro do Colegiado Setorial de Cultura afro-brasileira/ CNPC, membro do Colegiado Setorial de Cultura afro-brasileira /CMPC/ Itabuna. 

Alexandre Santini – Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestrando em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Alexandre Santini é ator, diretor teatral e especialista em políticas públicas de Cultura.

 

Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais

Cidadania e Diversidade Cultural em Debate

Quando: 08 de junho de 2015, segunda-feira, a partir de 19h.

Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA)

Quanto: Gratuito

Mais informações: sudecult@gmail.com

Realização: Sudecult/ SecultBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s