Rede de Arte e Cultura do Engenho Velho de Brotas realiza ocupação com atividades de lazer no Parque Solar Boa Vista

Rede de Arte e Cultura do Engenho Velho de Brotas realiza ocupação com atividades de lazer no Parque Solar Boa Vista

A programação, gratuita, acontece no dia 14 de junho  e conta com música, teatro, performance, oficinas corporais e esporte

A proposta do encontro da Rede de Arte e Cultura do Engenho Velho de Brotas é aproximar os moradores da região e agentes mobilizadores e artistas locais, propondo a recuperação do Parque Solar Boa Vista através da realização de diversas atividades gratuitas de lazer, para crianças e adultos. O objetivo é dar visibilidade ao espaço do antigo Solar que pertenceu à família do poeta Castro Alves, foi sede da gestão municipal, e hoje abriga a Secretaria Municipal de Educação, o CAPS Aristides Novis e o Cine Teatro Solar Boa Vista, além de uma grande área verde. O evento acontece em 14 de junho, domingo, das 8 às 13h.

Grupo de Bonecos Presença Foto Divulgação

Grupo de Bonecos Presença Foto Divulgação

A programação conta com apresentações artísticas de dança, teatro, música, além de sarau, oficinas, atividades de esporte e jardinagem, brincadeiras para bebês e debate. O encontro acontece na área externa do Parque Solar Boa Vista, em pontos estratégicos que permitam a circulação dos visitantes em diferentes partes do espaço verde – cada um será sinalizado com o nome de um artista ou morador local. Composta por artistas, produtores, grupos culturais, esportistas, lideranças comunitárias e moradores do Engenho Velho de Brotas e região, a Rede acredita que ocupações como essa sejam formas de viabilizar um diálogo com o poder público a fim de se criar e implementar políticas culturais no bairro.

Uma caminhada dá início às atividades no Solar. A concentração está programada para as 8h, no Espaço Mestre Bimba, o estacionamento da entrada do Parque, e a caminhada se inicia às 8h30 com uma rota no entorno no Parque, com a presença de artistas, moradores, grupo culturais e instituições do Engenho Velho de Brotas. Após a caminhada, a Rede convida todos os interessados a levar quitutes e frutas para um delicioso café-da-manhã compartilhado no Espaço Castro Alves, em frente ao casarão do poeta.

Às 9h, as atividades de Brincar no Solar se iniciam com a ação de jardinagem do movimento Canteiros Coletivos no Espaço Maria Felipa, e com o grupo de mães A Mama que vai realizar a oficina de Experiência Corporal: Brincar e Experimentar, especialmente para bebês, com foco no cuidado com a natureza. Ainda neste espaço pode ser conferido o grupo Presença, que traz uma apresentação com base na transformação dos desenhos de crianças em bonecos de verdade.

Canteiros Coletivos Foto Divulgação

Canteiros Coletivos Foto Divulgação

A partir das 10h, no Espaço Mestre Bimba, será feita a leitura da carta manifesto da Rede de Arte e Cultura, apresentando o objetivo do grupo e suas propostas de ação no Parque, além da realização do Pipaço com crianças do bairro e roda de capoeira com a Associação de Capoeira Bahia Arte.

Na Arena Gilberto Filho, o grupo Usina de Teatro e a Cia Solidários de Brotas realiza o Circular,  às 11h, uma atividade em formato de sarau, que conta com pequenas apresentações de artistas e coletivos de Salvador. Uma delas é o recital OHQUIMEN – Um experimento poético para Pancrácio, do GrupUsina de Teatro, propondo a leitura de poemas de autores contemporâneos. A Cia. Solidários de Brotas traz o espetáculo Alguém Faça Alguma Coisa, trazendo à tona a reflexão do quanto seria diferente se todos se unissem para resolver problemas. Em paralelo as atividades o Projeto Itinerante Próxima Parada realiza instalação com livros para promover o hábito a leitura para os transeuntes.

Grupusina Foto Divulgação

Grupusina Foto Divulgação

Encerra a programação a cantora Renatinha Agapito, acompanhada do grupo Vozes do Engenho, com uma apresentação musical no Espaço Tia Ana, localizada em frente ao Cine Teatro Solar Boa Vista.

Foto Divulgação Renatinha Agapito

Foto Divulgação Renatinha Agapito

A Rede de Arte e Cultura – Criada como forma de reunir ideias e promover ações de diversos artistas, agentes mobilizadores e grupos culturais do Engenho Velho e da região de Brotas, o grupo tem o objetivo de ocupar e recuperar o Parque Solar Boa Vista e potencializar novos espaços de movimentação cultural do bairro através da participação direta de moradores locais.

Confira a programação completa:

Circular –  concentração às 8h – Espaço Mestre Bimba (estacionamento)

Caminhada com artistas, moradores, grupo culturais e instituições do Engenho Velho de Brotas pelo entorno do Parque Solar Boa Vista.

8h30 – Café Solar – Espaço Castro Alves (em frente ao casarão)

Café da manha colaborativo onde cada participante contribui com frutas, sucos, pães e etc.

 

9h – Brincar no Solar – Espaço Maria Felipa (círculo ao lado da arena)

  • Intervenção de Jardinagem com Canteiros Coletivos;
  • Oficina de Experiência Corporal para bebês;
  • Apresentação do Grupo de Bonecos Presença.

 

10h – Carta Manifesto da Rede + Roda de Capoeira (Associação de Capoeira Bahia Arte) – Espaço Mestre Bimba

Apresentação da proposta da Rede e o objetivo da ação.

10h30 – Pipaço Solar – Espaço Mestre Bimba

Ação com pipas para crianças, jovens e adultos da comunidade do Engenho Velho de Brotas.

11h – Usina/Solidários Convida pra Circular (formato de sarau) – Arena Gilberto Filho

Apresentações de teatro, performances, poesias, músicas, contação de historia, comandado pelos grupos Usina e Cia. Solidários.

12h – Música no Espaço Tia Ana (em frente ao Cine Teatro)

Apresentação da cantora Renatinha Agapito, do grupo Vozes do Engenho

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Rede de Arte e Cultura do Engenho Velho de Brotas realiza ocupação com atividades de lazer no Parque Solar Boa Vista

  1. Estou feliz por tudo que tem acontecido de bom no Solar Boa Vista de Brotas. Peço que os poderes Municipal e Estadual tenha uma visão que esse lugar tem uma história literária grandiosa. Esteja com todos nós que estamos trabalhando em prol de uma sustentabilidade do local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s