Projeto Solar Boa Dança completa dois meses de oficinas

As aulas acontecem desde abril, numa parceria entre o Cine Teatro Solar Boa Vista e o Balé Teatro Castro Alves

DSCN4262

A fim de proporcionar a instrumentalização para a prática de diversos estilos de dança, as oficinas do Solar Boa Dança oferecem aulas gratuitas de Iniciação ao Ballet Instrumental, destinado à faixa etária entre 12 a 16 anos, e de Ballet Instrumental e Preparação Corporal para Dançarinos, destinado a alunos a partir dos 16 anos. O projeto, idealizado pelo Núcleo de Extensão do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) foi construído na tentativa de  realizar um trabalho em comunidades. A aulas acontecem no Cine Teatro Solar Boa Vista – um dos 17 espaços culturais da SecultBA.

Para a coordenadora do espaço, Simone Braz, “o projeto proporciona ao público aulas técnicas de dança, permite a aproximação da comunidade com esse equipamento cultural, e o mais importante, estreita a relação com o público local, fazendo valer a ocupação de um espaço público dentro do bairro”. De acordo com Simone, a ideia central do projeto é mostrar ao morador que dentro da sua comunidade há um espaço de cultura aberto para lhe proporcionar desde uma capacitação artística a apreciação de espetáculos”.

As aulas têm por objetivo socializar os praticantes de diversas modalidades de dança, principalmente da região do Engenho Velho de Brotas, numa proposta de trabalhar com a comunidade local, fortalecendo suas relações, mas também interessados de qualquer outra região da cidade. “Eu sempre acompanho toda a programação do Solar, e vi que iriam abrir oficinas de dança e me inscrevi. Pra mim tem sido um desafio, pois tenho 31 anos e achei que não fosse acompanhar, mas Sylvan desde o início dizia que eu só precisava ter disposição”, conta Jude Melo, uma das alunas do projeto.

Hoje o Solar Boa Dança conta com cerca de 60 alunos, que se dividem em três turmas, com aulas nas segundas, quartas e sextas, no período da tarde. Durante a mobilização para o projeto o professor Sylvan Barbosa, do BTCA, foi até as escolas da região fazer o convite para os alunos participarem do projeto, o que gerou um grande interesso dos moradores locais. “Sylvan foi no meu colégio convidar os alunos a participarem das oficinas e eu fiquei muito interessada, principalmente porque a tarde eu não tinha nenhuma atividade e sempre me interessei pela dança”, conta Camila Andrade, de 17 anos, que tem participado das oficinas desde seu início.

O projeto seguirá até dezembro deste ano, com algumas atividades externas durante esse período. “Iremos apresentar duas pequenas coreografias agora em julho, no aniversário do SOLAR. Teremos também duas apresentações em formato de festival, com mostras coreográficas, em outubro e novembro, onde os alunos do projeto e outras companhias profissionais do estado também participarão”, conta Sylvan Barbosa, bailarino do BCTA e coordenador do projeto. Para ele, “ é muito motivante ver a evolução dos alunos nesse curto período, ver que eles já estão se utilizando das técnicas apreendidas e evoluindo a cada aula”.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – O BTCA é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia  (FUNCEB), unidade da SecultBA. Atualmente, com um corpo artístico formado por 36 bailarinos, conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista.

Mais informações:

E-mail: comunicacao.solar@gmail.com

Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas. Tel: 3116-2000

Acesse o Blog: https://blogdosolar.wordpress.com

Fanpage: Cine Teatro Solar Boa Vista

Twitter: @SolarBoaVista

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Tel – (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 9983-5278 – ascom.secultba@gmail.com

Maria Luísa Gouveia – (71) 9154-3321 – marialuisa.ascom@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s