Solar Boa Vista divulga programação da 2ª edição da Semana da Mulher Negra

O encontro acontece entre os dia 19 a 25 de julho como parte do Julho+SOLAR

card_SMN

Para celebrar o dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a 2ª Edição da Semana da Mulher Negra chega ao SOLAR, com uma programação cultural para celebrar a data. Esse ano o cabelo crespo e cacheado será a temática principal do encontro que contará com uma série de ações voltadas para a mulher negra, como feiras, workshops, rodas de conversa, shows e exibições de documentários.

Para a coordenadora do espaço cultural administrado pela SecultBa, Simone Braz, “propor atividades que enalteçam e empoderem as mulheres negras é ir contra um discurso de machismo e racismo existente em nossa sociedade. É dar voz a quem precisa ser ouvido e potencializar reflexões, críticas e produção artística nesse sentido.”

No primeiro dia de programação será realizado o evento “Encontro de Crespas e Cacheadas”, organizado pelos grupos Crespas e Cahcheadas da Bahia, Chacheadas e Poderosas SSA e Crespas e Cacheadas SSA. O evento trará palestras com dicas e cuidados para cabelos crespos e cacheados, workshops, demonstração de produtos e penteados. No mesmo dia será exibido o documentário “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, dirigido por Werenton Kermes, faz uma homenagem à cantora Clementina de Jesus.  Usando depoimentos e material de arquivo coletados ao longo de mais de dez anos, para contar a história da cantora negra e a  sua voz única.

Dando continuidade à programação, no dia 21 de julho,  ás 19h30 será exibido o documentário “25 de julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa”, dirigido por Avelino Regicida. O filme fala sobre a importância do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana, comemorado em 25 de julho, a partir de entrevistas feitas com mulheres negras em São Paulo.  Após a apresentação do documentário será feito um bate-papo sobre o documentário com a participação da coordenadora executiva do Instituto Odara – Instituto da Mulher Negra, Valdecir Nascimento e Samira Soares, representante do Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer.

Já nos dias 22 e 23 de julho, o SOLAR contará com oficinas de Mediação de Contos Étnicos com  o GrupUsina de Teatro, realizada pela atriz, diretora teatral, escritora e mediadora de leitura Ana Paula Carneiro. As oficinas serão destinadas a estudantes de escolas públicas, com horários pela manhã e tarde, e entrada gratuita. “O intuito será trazer para os jovens livros que retratam a  mulher negra na literatura, buscando a valorização da identidade dos participantes”, ressalta Ana Carneiro.

Ana Paula Carneiro ministra oficina de Contação de História com crianças | Foto: Divulgação

Ana Paula Carneiro ministra oficina de Contação de História com crianças | Foto: Divulgação

Encerrando a semana, no dia 25, a partir das 19h, a cantora e musicista Emilie Lapa irá iluminar o palco do SOLAR com o show “Ilá – Um canto ancestral”. Com a proposta de trazer para os palcos o grito das mulheres negras contra todos os tipos de preconceitos e a favor da identidade feminina, a cantora trará um repertório de canções autorais como releituras de músicas e poesias com influências afro-brasileiras.

Foto: Emilie Lapa |Divulgação

Foto: Emilie Lapa |Divulgação

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações sobre os espaços, acesse: http://espacosculturaisbahia.org e o site da SecultBA: http://www.cultura.ba.gov.br

2ª Edição da Semana da Mulher Negra

Quando: de 19 a 25 de julho de 2015

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas.

Telefone: (71) 3116 2000

Mais informações:

E-mail: comunicacao.solar@gmail.com

Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas. Tel: 3116-2000

Acesse o Blog: https://blogdosolar.wordpress.com

Fanpage: Cine Teatro Solar Boa Vista

Twitter: @SolarBoaVista

Anúncios

2 comentários sobre “Solar Boa Vista divulga programação da 2ª edição da Semana da Mulher Negra

  1. Boa noite,
    Meu nome é Geinara, sou crespa/ cacheada. Gostaria de participar do evento da muljwr negra como Consultora de Beleza Independente Mary Kay, expondo produtos de cuidados com a pele e maquiagens. A Mary Kay possui vários tons de bases para mulheres negras. Tenho os tons de bases para testar nas mulheres, além de itens de maquiagem. Seria bem interessante. Todas podem testar, sem compromisso. E as que quiserem adquirir, eu aceito cartão de crédito e débito. Geinara Assis 8120-0286

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s