Instituto Sacatar e FUNCEB apresentam Edital de Residência Artística

Lançamento acontece dia 07.8, sexta-feira, no auditório do Museu de Arte da Bahia – MAB. Escritores concorrerão a uma temporada de pesquisas e criação na Ilha de Itaparica, de 05.10 a 30.11

webflyer Instituto Sacatar

O Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar/2015 será lançado no dia 07.8, sexta-feira, às 17h, no auditório do MAB – Museu de Arte da Bahia. As inscrições acontecem de 07.8 a 20.9. No lançamento, Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Tayloy Van Horne e Augusto Albuquerque, (respectivamente Presidente e Gerente Administrativo do Instituto Sacatar) e Marielson Carvalho (escritor selecionado no Edital 2014) fazem apresentação do Edital, que para 2015 vai selecionar um artista da palavra, que ficará na residência na ilha de Itaparica de 05.10 a 30.11.

Marielson ficou na residência no período de 04.8 a 29.9 de 2014, com o projeto de estudo Dorival Caymmi e Xavier Marques: Praieiros do mar de Salvador e de Itaparica. Após participação na residência, ele publicou ensaio com o mesmo título. Uma comissão composta por um representante da FUNCEB, dois convidados do Poder Público e dois representantes do Instituto Sacatar vai analisar propostas inscritas para 2015.

A parceria do Instituto com a FUNCEB busca inserir o artista selecionado em um ambiente voltado única e exclusivamente para a criação, pesquisa e produção. O contato com artistas oriundos de outros estados e países promoverá o intercâmbio de ideias e técnicas, podendo repercutir em futuros projetos realizados por esses agentes. Assim, a parceria poderá contribuir, também, para a difusão da produção literária baiana no âmbito internacional.

“O princípio é a criação e como primeira etapa dos elos da rede produtiva, sabemos o quanto é importante cuidar do tempo e espaço destinados a este princípio. É essencial dar importância ao tempo da criação do artista, tanto quanto à sua formação, produção, difusão”, considera Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da FUNCEB. Ela destaca que o Instituto Sacatar, além de cuidar desse tempo e espaço, promove a possibilidade de convivência com outros artistas e linguagens e todos esses elementos juntos enriquecem a criação e, por consequência, a produção artística.

Sacatar | Foto: Taylor Van Horne

Sacatar | Foto: Taylor Van Horne

Sobre o Sacatar

Iniciado em 2001, o Instituto Sacatar (www.sacatar.org), localizado na Ilha de Itaparica, é a primeira residência internacional para artistas estabelecida no Brasil e uma das maiores da América Latina, propiciando o espaço e o tempo livre para que sejam desenvolvidos novos trabalhos e projetos. Entre as metas, estão: oferecer um lugar onde artistas possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração dos artistas com a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da nação; e estimular a arte e a criação.

Serviço: 

Lançamento do Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar/2015

Com: Fernanda Tourinho (Diretora da FUNCEB), Tayloy Van Horne e Augusto Albuquerque, (respectivamente Presidente e Gerente Administrativo do Instituto Sacatar)  e Marielson Carvalho (escritor selecionado no Edital 2014)

Quando: 07.8, sexta-feira, das 17h às 19h

Onde: Auditório do Museu de Arte da Bahia – MAB (Corredor da Vitória)

Contatos: Coordenação de Literatura da FUNCEB – (71) 3324-8507

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s