Conferência Livre de Juventude de Crespas, Turbantadas, Comunicadores e Grafiteiros acontece no Solar

BANNER-crespas34

Com o intuito de dialogar com jovens estudantes e moradores de periferia, a Conferência Livre de Juventude de Crespas, Turbantadas, Comunicadores e Grafiteiros, realizada pelo Coletivo Nacional de Juventude Negra (ENEGRECER), acontecerá no dia 20 de setembro (domingo), a partir de 13h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O evento, que é aberto ao público, pretende ampliar o diálogo da juventude negra soteropolitana, a partir das demandas da sociedade civil, da participação do coletivo e outros grupos militantes, além do poder público, para a construção de políticas públicas cada vez mais horizontais.

Para a coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, “receber organizações juvenis para debater política é provocar os jovens do Engenho Velho de Brotas sobre o seu papel social e importância da sua inserção na política. É também mostrar a potência da juventude unida e organizada em prol de melhorias para sua comunidade, território, estado e país”.

Nesta etapa, os participantes discutirão sobre os desafios da juventude negra, tendo como base os eixos: Diversidade e Igualdade, Direito a Comunicação, além do debate sobre Racismo e Igualdade e a democratização das mídias. Após as conferências, acontecerá um debate com a Secretaria Nacional de Juventude, sobre o Lúdico e a Identidade na disputa das Cidades. As conferências livres estão acontecendo desde maio deste ano em diversos estados, com o objetivo de construir propostas para serem discutidas na 3ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em dezembro, em Brasília, com a proposta de dialogar com a diversidade da juventude tendo como principal tema As várias formas de mudar o Brasil.

“Nós, como militantes ativos do Movimento Negro e integrantes do Coletivo Nacional de Juventude Negra, entendemos a importância de propor diálogos com a população antes da 3ª Conferência Nacional de Juventude, um espaço de diálogo a nível nacional, entre o poder público e a sociedade civil. Onde os desafios da construção de políticas públicas para o segmento juvenil e as alternativas que devem ser adotadas pelo governo de forma a contemplar a juventude, principalmente a juventude negra, pobre e de periferia, que possui um déficit grande em termos de participação política”, ressalta Samira Soares, integrante do Coletivo Enegrecer.

Coletivo Nacional de Juventude Negra (ENEGRECER) – O coletivo nacional de Juventude Enegrecer é uma expressão do movimento social negro, de âmbito nacional, que se constitui como espaço autônomo de articulação e formação política, anticapitalista, antirracista, anti-patriarcal não lesbofóbica e não homofóbica objetivando organizar jovens negros e negras, na busca efetiva da cidadania da juventude negra brasileira. É um movimento que se soma a todos os demais movimentos sociais progressistas que lutam por outro mundo possível.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org

Conferência Livre de Juventude de Crespas, Turbantadas, Comunicadores e Grafiteiros

Quando: 20 de setembro 2015, às 13h

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista

Quanto: Grátis

Mais informações: www.blogdosolar.wordpress.com

Telefone: (71) 3116-2000

Contatos da Produção: Bruna Rocha: 9266-2975/ Samira Soares: 9347-2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s