Salvador sedia Seminário com a participação do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial

seminarioFSMsalvador29out2015

No dia 29 de Outubro, das 9h às 18h, representantes do movimento social brasileiro e estrangeiro participarão do seminário “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”. O evento, gratuito, irá ocorrer durante todo o dia e promoverá o diálogo entre os membros do Conselho Internacional do Fórum e representantes da sociedade civil baiana e brasileira.

O objetivo do encontro, que será realizado no hotel Vilamar (Amaralina), é fazer uma reflexão conjunta sobre a reinvenção do FSM e do seu Conselho Internacional, diante da atual conjuntura planetária. O debate irá recolher contribuições do movimento social brasileiro para a reunião fechada do Conselho, que acontecerá nos dias 30 e 31, também em Salvador.

O seminário contará com três rodas de diálogo. A primeira irá debater as conjunturas regionais e a solidariedade entre os povos, contando com representações curdas e palestinas. Na parte da tarde, a segunda mesa discutirá os atuais desafios do FSM e do processo de reestruturação do Conselho Internacional.

A última mesa de debates contará com membros do comitê organizador do Fórum Social Temático, que será realizado de 19 a 24 de janeiro, em Porto Alegre; e do Fórum Social Mundial 2016, que acontecerá em agosto, na cidade de Montreal, no Canadá. Os organizadores irão apresentar o processo de construção desses dois eventos.

Ao menos 50 participantes de fora da Bahia já estão confirmados, além de representações da América Latina, Canadá, Europa e África. Há a expectativa de contar com representantes do movimento social da Tunísia, que recentemente ganhou o Nobel da Paz pelo movimento de luta por democracia que ficou conhecido como “Primavera Árabe”.

Para Damien Hazard, coordenador da Vida Brasil, diretor-executivo da Abong (Associação Brasileira de ONGs) e membro do Comitê Internacional, o processo do FSM “está se reinventando na nova conjuntura de transformação acelerada do planeta”. Ele destaca a importância desse Seminário e da reunião do Conselho Internacional acontecerem em Salvador, pois, segundo ele, “a Bahia sempre teve papel importante no FSM e experimentou nos últimos anos um coletivo que soube se reinventar, na sua composição, na sua forma de vivenciar a diversidade e de fazer política, com uma radicalização das suas práticas democráticas”. Damien acredita que o movimento social baiano pode contribuir “com essa busca de ressignificação do FSM”.

O Seminário é promovido pelos Coletivos Brasileiro e Baiano do Fórum Social Mundial e pelo Conselho Internacional do Fórum, com os apoios da Abong (Associação Brasileira de ONGs), CTB, CUT, governo do Estado da Bahia e Associação Vida Brasil.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do envio de email para seminariofsmsalvador@gmail.com, contendo os seguintes dados: nome, gênero, instituição, cargo/profissão; além de email e telefone para contato.

Mais informações: 71 3322-0711 (Vida Brasil)

Serviço:

Seminário Internacional “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”

Quando: 29 de Outubro de 2015

Horário: 9h às 18h

Local: Hotel Vilamar – av. Amaralina, 111, Amaralina – Salvador, BA

Contato: seminariofsmsalvador@gmail.com / 71 3321-0711

Inscrição: Gratuita, via email

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s