Projeto P.H.I.A. 2016 abre inscrição para novas turmas

PHIA

P.H.I.A. (Programa de Habilidades em Iluminação e Áudio) é um curso livre que visa expandir e formalizar o conhecimento básico em iluminação, sonorização e multimídia e busca qualificar qualquer individuo interessado em atuar na área, instrumentalizando-o para o entendimento e manipulação dos equipamentos de áudio e iluminação disponíveis nos espaços teatrais.

Este curso surge da vontade de seus instrutores em atenuar a dificuldade encontrada pelas pessoas em manipular os equipamentos de sonorização, iluminação e multimídia, bem como esclarecer o entendimento do rider técnico (relação dos equipamentos) e orientar seus participantes quanto a elaboração formal de qualquer demanda técnica para qualquer tipo de evento nos espaços culturais.

Associado a isso, o número reduzido de cursos de capacitação nas áreas de atuação em questão, tornam-se um motivador para expansão do conhecimento e a realização desta oficina Técnico-Pedagógica.

Sem título

P.H.I.A. turma de 2015 | Foto: Divulgação

O projeto teve seu início em janeiro 2015 no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, onde os oficineiros utilizaram os equipamentos do espaço para a realização das oficinas. Com uma média de público surpreendente e diversificada (músicos, produtores culturais, diretores teatrais, alunos e demais interessados) o projeto alcançou o tão sonhado objetivo de instrumentalizar seus participantes quanto aos equipamentos dos espaços culturais e casas de espetáculos e esclarecer o processo de formação profissão do operador/técnico em espetáculos e suas usuais ferramentas de trabalho.

A importância da realização do projeto para este espaço cultural vem de encontro com sua proposta central: viabilizar o conhecimento na área técnica a múltiplas camadas sociais de forma facilitada e gratuita, em um espaço que promova a cultura local e contemple o a cesso à utilização de seus equipamentos.

O P.H.I.A. terá duração de quinze horas/aula para cada curso no total de quarenta e cinco horas/aula ao decorrer de três semanas, sendo uma semana para cada curso (Iluminação, Sonorização e Multimídia). Três horas/aula por dia (das 09:00 h as 12:00h). Cinco dias por semana (de segunda a sexta).

A modalidade adotada pelo curso é presencial, através de aulas teórico-práticas e expositivas, ministradas por Marcos Fernandes (iluminação cênica), Evando César (operação de áudio cênico) e Rafael Oliveira (multimídia e projeções). Estima-se que o curso seja ministrado para uma turma de 20 alunos por curso, podendo ser ampliada conforme a criação de novas vagas.

Oficina PHIA – Programa de Habilidades em Iluminação e Audiovisual

Vagas: 20 (por curso)

Público: iniciantes e interessados pela área técnica cultural

Período:

22 a 26 de fevereiro – oficina: sonorização. Instrutor: Evando César

29 de fevereiro a 04 de março – oficina: iluminação. Instrutor: Marcos Fernandes

14 a 17 de março – oficina: multimídia. Instrutor: Rafael Oliveira

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Projeto P.H.I.A. 2016 abre inscrição para novas turmas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s