Julho #SouMaisSolar comemora 32 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista

Bando do Teatro Olodum é uma das atrações | Foto: Divulgaçãovozess

Bando do Teatro Olodum é uma das atrações | Foto: Divulgação

Uma programação especial com diversas atividades culturais, para agradar o público de todas as idades, ocupa o Solar Boa Vista com o Julho #SouMaisSolar, que celebra os 32 anos do espaço. “A ideia da comemoração deste ano é aproximar ainda mais o espaço da comunidade que o cerca, movimentando o Solar e trazendo serviços de qualidade para os moradores do Engenho Velho de Brotas”, ressalta o coordenador do espaço, Vinicius Lima.

Para iniciar a programação do mês, no domingo (3), a partir das 13h, acontecem as Audições Ne Kpop Dance Contest 2016 – A Team. Realizada pela A-TEAM, na Bahia, o encontro promove ações culturais e workshop sobre dança e música pop asiática. O evento é gratuito e com classificação 14 anos.

De 4 a 8 de julho, estarão abertas as inscrições para o projeto Solar Boa Dança, uma parceria com o Balé do Teatro Castro Alves. Com duas turmas, as oficinas atenderão jovens da comunidade do Engenho Velho de Brotas e adjacências, de 14 a 29 anos. O início das atividades está programado para o dia 11.

Na quarta-feira (6) é a vez de comemorar o Aniversário do Solar com o Som das Binha. Com a proposta de empoderamento feminino, neste dia, o grupo realizará show com atividades especiais para os moradores da comunidade. As ações começam às 14h, com entrada aberta ao público.

Interessados em leitura poderão participar da Oficina de Caligrama e Oficina de Contação de Histórias, que acontece nos dias 8 e 29 de julho, com a psicopedagoga Semidéia Sentimental como facilitadora. As oficinas acontecem durante a manhã e tarde, gratuitas e com classificação livre.

Também na sexta-feira (8), a exposição Inflorescência dos Orixás: Onã Ni Àyé ocupa o foyer do Solar, a partir das 18h. A exposição do artista visual Elson de Souza Ferreira retrata o ciclo de desenvolvimento imaterial dos orixás na própria mitologia iorubá. A mostra é aberta ao público.

No sábado (9), acontece o Sarau do Solar, uma parceria entre o espaço, artistas e grupos locais, que realizarão apresentações durante o fim da tarde e diálogos sobre as realidades locais. O encontro acontece a partir das 17h30 e também é aberto ao público. Ainda no sábado, o Grupo GL Models Produções realiza a Oficina de Modelos, a partir das 8h. A formação dá oportunidade para crianças de 5 a 13 anos e jovens de 14 a 24 anos a participar gratuitamente de um evento de moda. A formação também acontece no dia 16, a partir das 8h.

Já no domingo (10), a partir das 10h, é a vez do Domingo no Parque! ocupar a área externa do Parque Solar Boa Vista, trazendo os moradores para ocupar o espaço, com atividades recreativas. A Fundação Pedro Calmon, a Defensoria Pública SUDESB, SETRE e a SAEB marcam presença para prestar serviços à comunidade, ao mesmo tempo em que acontece o show infantil do Grupo Corrupio. As atividades serão também abertas ao público.

Na quarta e quinta-feira (13 e 14) acontece a Oficina Coletiva de Teatralização de Contos Africanos, com o objetivo de oferecer à comunidade do Engenho Velho de Brotas oficinas de teatro, com foco principal nos contos e histórias africanas. A formação será ministrada por Antônio Marcelo, Josi Acosta e Sanara Rocha, sempre às 14h. Na sexta (15), às 15h, o grupo apresenta Histórias das Chuvas, em uma interpretação dos contos de tradição oral africana. A apresentação é aberta ao público.

Para quem quer curtir uma boa música no domingo (17), a partir das 15h, acontece o Festival de Canto Popular. Realizada pela Escola de Canto Popular em Salvador desde 2008, o encontro promove apresentações resultados da formação de alunos da escola. Os ingressos para prestigiar o show custam R$20 e R$10 (meia) e a classificação é livre.

Os interessados em formação vocal podem participar da Oficina de Canto Vocal, ministrada pela professora Ju Lourenço, do grupo Vozes do Engenho. As oficinas acontecem de 18 a 28, de segunda a sexta, das 14h às 16h. As inscrições para as oficinas abrem no dia 5.

O teatro também marca presença no mês de aniversário do Solar. Nos dias 22 e 23, às 19h30, a Cia de Teatro Solidários de Brotas apresenta o espetáculo Denzichi. Com a proposta de conscientizar o público no combate ao mosquito Aedes Aegypti, a peça aborda doenças como Zika, Dengue e Chikungunya, interagindo e sensibilizando os espectadores na busca de alternativas para combater os problemas de saúde enfrentados pela população. As apresentações são abertas ao público.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25), o Solar promove uma semana de atividades para celebrar a data. De 25 a 28, o espaço recebe oficinas de turbantes e cuidados com a pele negra, além da apresentação do Bando de Teatro Olodum, entre outras atividades, todas gratuitas.

E para encerrar a programação com muita animação, no sábado (30), o Solar de Virote promete animar o público com feira, atividades recreativas, serviços para a população e, claro, muita música. A partir das 17h30 o som invade o espaço, com grupos de chorinho, hip hop, música eletrônica e partido alto para agitar o público até o amanhecer do dia 31. O evento terá entrada gratuita e classificação 18 anos.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Esses equipamentos estão localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site.

SERVIÇO:

Julho #SouMaisSolar – Cine Teatro Solar Boa Vista

Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas.

Contato: 71 3116-2000 | imprensa.ctsolarboavista@cultura.ba.gov.br 

Blog: https://blogdosolar.wordpress.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s