Sarau do Gheto comemora aniversário de 2 anos com nova temporada no Cine Teatro Solar Boa Vista

Projeto contará com oficinas, lançamento de livro, selo literário e atividades de inclusão com a comunidade local

sarau-setembro

Utilizando arte e poesia como forma de resistência e empoderamento, o Sarau do Gheto comemora seu aniversário de 2 anos iniciando uma nova temporada no próximo dia 24, no Cine Teatro Solar Boa Vista – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), no Engenho Velho de Brotas. Dirigido pelo poeta Pareta Calderasch, o sarau que teve a sua primeira temporada na comunidade do Solar do Unhão, realiza oficinas e atividades literárias em comunidades de Salvador, estimulando o acesso ao livro, à leitura e à escrita poética. A entrada será no sistema PQQ (Pague Quanto Quiser).

Esta edição contará com a participação de artistas de Salvador e Região Metropolitana de Salvador, além de espaço com microfone aberto. As participações poéticas ficam por conta de Pareta Calderasch, Tina Tude, Milica San, Jamile Santana e Jorge Carrano. A parte musical terá a participação de Elly Nascimento, Daniel Cruz (Coletivo Clicheria) e Antonio Costa. No sarau ocorrerá uma roda de conversas sobre empoderamento com a equipe do Sarau DiPretas, o lançamento do Selo Literário Pense Poesia e o relançamento do livro Sobreviventes da escritora Cidinha da Silva.

Como parte da programação, estarão abertas as inscrições para as oficinas de Descoberta Poética, ministrada pelo poeta Pareta Calderasch e de Turbantes, por Karynna Flor do Kaká da Flor Ateliê, que ocorrerão a partir do mês de outubro. O evento conta ainda com a participação das integrantes do Sarau DiPretas, que trabalham com o empoderamento por meio da estética negra.

Segundo o coordenador do sarau, o poeta e performer Pareta Calderasch, “a intenção é de resgatar por meio da literatura a autoestima de nossas irmãs e de nossos irmãos pretos, que foi destruída pelo processo colonizador que ainda persiste nos dias atuais e mostrar que lugar de preto é ocupando os espaços de poder. Lembrar a nossos irmãos que ninguém vai determinar como falamos, nos portamos, nos vestimos, usamos o nosso cabelo ou qual religião participamos, além de nós mesmos”.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

 

Edição de aniversário com nova temporada do Sarau do Gheto

Local: Sala principal do Cine Teatro Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas

Entrada: PQQ (Pague Quanto Quiser)

Classificação – Livre

Linguagem – Multilinguagem

Realização – Pense Poesia

 

Mais informações:

Cine Teatro Solar Boa Vista: (71) 3116-2000

Pareta Calderasch: (71) 99182-5460

E-mail: paretamx@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/SaraudoGheto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s