Novembro Negro Solar (16/11) exalta a cultura negra através de oficinas e apresentações

Com programação integralmente gratuita, evento fez referência ao Dia Nacional da Consciência Negra através de programação 

DSC_0414.JPG

Dete Lima apresenta as vestimentas de uma Deusa do Ébano

Em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Cine Teatro Solar Boa Vista – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – realizou no dia de ontem (16) o Novembro Negro Solar, evento criado com o intuito de exaltar e relembrar a importância da Cultura Negra.

A programação, integralmente gratuita, foi aberta com a Oficina de turbantes, ministrada por Dete Lima, estilista e uma das fundadoras do bloco Afro Ilê Aiyê. Além de demonstrar as vestimentas da Deusa do Ébano e ensinar diferentes formas de se utilizar o torço, Dete também apresentou uma mostra de suas obras, com arte em tecidos. Em seguida, às 15h, foi ofertada a Oficina de Dança Afro.

DSC_0477.JPG

Dete Lima prepara o torço em das beneficiadas da ASPEC

A ASPEC (Associação Pleno Cidadão) – ONG sem fins lucrativos de Lauro de Freitas, que promove ações que contribuem positivamente para a promoção humana de forma plena e integral – em parceria com o Cine Teatro Solar Boa Vista, trouxe seus beneficiados para que participassem das atividades das oficinas.

DSC_0548.JPG

Bloco Afro Ókámbí  e  Jorjão Bafafé 

DSC_0623.JPG

Bloco Ilê Aiyê

Já a noite foi de muito embalo ao som da percussão do Bloco Afro Ókámbí e do Bloco Ilê Aiyê. Ambos os blocos lembraram a importância da resistência e constante luta pelos direitos da população negra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s