Vitrine BA pauta o mercado cultural baiano com palestras, encontros e feira de artes e negócios

logo vitrine

 

Entre março e junho de 2016, projeto promove ações promocionais e comerciais integradas e gera visibilidade e negócios para artistas baianos das mais diversas linguagens.

 

Com a proposta de fomentar o desenvolvimento da cena musical na Bahia e no Brasil, o Circuito Motiva é uma iniciativa voltada à economia criativa que dá suporte em promoção, divulgação e comunicação a artistas independentes e eventos parceiros. Comemorando o quinto ano de atuação, o Circuito Motiva em 2016 propõe uma versão especial: o Circuito Motiva Vitrine BA, uma série de ações promocionais e comerciais integradas, para trazer visibilidade aos artistas e seus produtos, espaços culturais e demais parceiros.

O projeto acontecerá em duas partes: a primeira, de março a maio, quando acontecerão palestras, encontros e mesas redondas, e a segunda, em junho, em uma feira de artes, negócios, cultura e pensamento. A novidade é que desta vez o Circuito estará ampliando sua área de atuação para além da música, abrindo espaço para o diálogo junto às diferentes linguagens artísticas. Desse modo, artistas e eventos parceiros na Bahia continuarão a difundir e consolidar o seu trabalho, posicionando-se de uma forma competitiva diante do mercado cultural brasileiro.

O Circuito Motiva Vitrine BA tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A realização é da GingaP. Culture Business.

PROGRAMAÇÃO

A primeira etapa do Circuito Motiva Vitrine BA acontece nos dias 9 e 10 de março em Salvador, e 11 e 12 de março em Santo Amaro. Voltada especialmente para agentes da cadeia produtiva da cultura na Bahia, a programação oferece mesas redondas e bate-papos com representantes do mercado da música, da moda e da produção cultural. A ideia é pensar sobre a indústria criativa a partir de um bate-papo com quem é atuante no mercado baiana nas áreas da música, moda, arte urbana e novas tecnologias.

Tanto em Salvador como em Santo Amaro, esta primeira etapa conta a presença do jornalista e produtor Rodrigo Browne, atual curador e produtor do projeto Samba de Bamba na CAIXA Cultural (Curitiba, Brasília e Recife). Trata-se de uma ação que abrirá portas para o samba da Bahia em direção a outras regiões do país, gerando oportunidades de negócios. Confira abaixo a programação completa.

Confira a programação da 1ª Etapa em Salvador, no Cine Teatro Solar Boa Vista:

Dia 09/03 (quarta-feira) SALVADOR

 Local: Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, S/N, Engenho Velho de Brotas)

14h às 14h45 – Abertura

15h às 16h30 – Painel “O universo da Arte Urbana – estratégias de empreendedorismo e sustentabilidade”.

Mediador: Romilson Augusto dos Santos (produtor cultural, Doutor e Mestre em Educação UFBA)

Convidados: DJ Branco (CMA HIP HOP), Najara Black (Estilista e empresária), Ana Camila (jornalista e produtora)

16h30 às 17h – Intervalo

17h às 19h – Intervenções artísticas de arte urbana:

  • Batalha de MC’s
  • Dança de Rua
  • Discotecagem

Dia 10/03 (quinta-feira) SALVADOR

Local: Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, S/N, Engenho Velho de Brotas)

14h às 14h45 – Apresentação sobre a cena do Samba no Circuito Sudeste/Sul.

Convidado: Rodrigo Browne (Jornalista e Produtor, Projeto Samba de Bamba)

14h45 às 15h – Intervalo

15h às 17 – Mesa redonda: “Os desafios em se trabalhar o Samba e as raízes Afro-brasileiras no mercado cultural e no mercado comercial brasileiro”.

Mediadora: Juliana Ribeiro (Cantora, Compositora, Historiadora e Mestre em Cultura e Sociedade)

Convidados: Edivaldo Bolagi (artista, gestor e articulador cultural), Marcos Bezerra (Músico e Compositor), Lazzo Matumbi (cantor e compositor), Yuri Passos (Mestre de Percussão e Educador), Carine Araújo (Diretora da Tabuleiro Produções), Rodrigo Browne (Jornalista e Produtor, Projeto Samba de Bamba)

17h às 17h30 – Intervalo

17h30 às 19h – Intervenções artísticas (samba e música afro-brasileira)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s